Usuários de Android e Windows tiveram o horário dos aparelhos adiantados em uma hora no inicio da madrugada deste domingo (21), como se tivesse entrado no horário de verão antes da hora, já que a mudança está marcada para o dia 4 de novembro (domingo).
Aparentemente, desta vez o problema foi no Android e Windows.
Até o momento, nenhuma das operadoras e nem a Google se manifestou. Mesmo assim, é certo que nas próximas horas a correção já será realizada e todos vão voltar a ter seus horários marcados corretamente. De todo modo, você pode fazer a alteração manual conforme indicado logo abaixo.
Como corrigir no Android
1. Vá até as configurações
2. Data e Hora
3. Desmarque “Data e hora automáticas”
4. Defina o horário certo (para saber o horário correto em sua região, busque por “hora certa” no Google.)
E quando começa o horário.
Como saber a hora certa
O Google oferece uma maneira simples de consultar a hora: basta entrar no buscador e procurar por “que horas são agora”. Donos de celular Android e usuários da Google Assistente também podem usar este comando de voz para que o dispositivo fale as informações.
Mais confusão
Na semana passada o mesmo problema ocorreu em aparelhos de clientes da operadora Tim. A empresa reconheceu que um problema de sistema fez com que alguns modelos de smartphones tivessem o relógio adiantado. Na nota, a Tim disse lamentou o ocorrido e pediu desculpas aos clientes pelo inconveniente.
Como a nova data de início do horário de verão coincidirá com o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Planalto também chegou a anunciar o início para o dia 18 de novembro, mas logo voltou atrás.