A Guarda Civil Municipal (GCM), de Piracicaba (SP), deteve um homem na manhã desta quinta-feira (8) que, além de espalhar lixos na frente de uma escola do Parque Piracicaba, na região de Santa Terezinha, ameaçou o zelador com uma faca de serra porque este lhe chamou a atenção. Para contê-lo foi necessária a intervenção de quatro guardas.
De acordo com a GCM, a direção da Escola Municipal Professora Judith Moretti Accorsi acionou as equipes dizendo que um homem moreno, magro, vestindo bermuda marrom e uma camiseta branca amarrada na cintura, estava ameaçando o zelador.
Com a chegada da equipe da GCM, o zelador contou que o cidadão apareceu na frente da escola e começou a mexer na lixeira. Ainda de acordo com o zelador, o homem estava espalhando o lixo e, por isso, o pediu que parasse.
O indivíduo continuou mexendo no lixo e mais uma vez o zelador chamou sua atenção, momento em que ele (autor) sacou uma faca pequena, de serra, que estava em sua cintura, e ameaçou golpear o zelador. Este deu um tapa na mão do autor conseguindo tomar a faca dele.
As equipes da Guarda, na tentativa de dialogar com o autor, foram recebidas aos berros. Vendo que não adiantava tentar conversar com ele, os GCMs lhe disseram que iriam levá-lo para a delegacia. Foi quando ele resistiu e foi preciso usar de força moderada.
O homem foi apresentado no 5º Distrito Policial, ouvido e liberado, mas a faca ficou apreendida. Segundo a GCM, na hora da ocorrência estava acontecendo a entrada de alunos. O autor não possui antecedentes criminais, mas uma irmã dele possui medida protetiva que o impede de se aproximar dela.
Na ocorrência estiveram os guardas Ramalhão e Luciane (Pelotão Escolar), subinspetor Narzi e GC Claudinei (viatura do Comando Escolar), Franco e Bottene (Ronda Ostensiva Municipal), Piacentini e e André (Maria da Penha).