Ícone do site Rápido no Ar

Homem morre após causar tumulto em UBS e tentar atacar guarda em Santa Bárbara d’Oeste, diz prefeitura

Foto: Câmara de Santa Bárbara/Divulgação

Um homem morreu na tarde desta terça-feira (28) após causar pânico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e entrar em confronto com a Guarda Civil Municipal (GCM), em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Segundo a prefeitura, ele havia procurado a UBS do Mollon com queixas de mal-estar, mas passou a apresentar comportamento agressivo durante o atendimento.

De acordo com a administração municipal, o homem — morador de Hortolândia (SP) — foi atendido e medicado na unidade de saúde quando começou a demonstrar forte agitação. Em determinado momento, agrediu a namorada com um soco e tentou chutar uma profissional da UBS, além de usar uma mesa e um capacete como armas improvisadas.

A confusão causou pânico entre pacientes e servidores, sendo necessário que outras pessoas da recepção ajudassem a contê-lo. Após saber que a Guarda havia sido acionada, ele fugiu da unidade e se escondeu na casa da namorada, localizada em frente à UBS.

Ainda segundo a prefeitura, ao chegar ao local, a Guarda Civil Municipal tentou realizar uma abordagem verbal, mas o homem avançou contra um dos guardas. Diante da agressão, o agente reagiu com o uso de arma não letal, em legítima defesa, segundo a nota oficial.

O homem foi socorrido pela própria Guarda e levado ao Pronto-Socorro Dr. Afonso Ramos, mas não resistiu. O caso foi registrado na Polícia Civil, que vai investigar as circunstâncias da morte.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que lamenta o ocorrido e que o episódio será apurado por meio de procedimentos administrativos internos.

Sair da versão mobile