Ícone do site Rápido no Ar

Governo de SP inicia operação do primeiro pórtico de pedágio free flow no estado

Foto: Governo de SP/Divulgação

As praças de pedágio de Itápolis e Jaboticabal, na Rodovia SP-333, são as primeiras a receber a tecnologia de pedágio free flow, que entrou em operação a partir desta quarta-feira (4). O sistema faz parte do Programa Siga Fácil SP e permite a cobrança automática de tarifas por meio de pórticos, sem a necessidade de parada dos veículos.

A tecnologia utiliza câmeras, antenas e sensores para identificar os veículos em movimento, cobrando a tarifa automaticamente. O investimento para a implantação do primeiro pórtico foi de R$ 17,5 milhões. A iniciativa visa melhorar a fluidez no trânsito, reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de poluentes.

O pórtico de Itápolis foi instalado no km 179 da SP-333, e a praça de Jaboticabal, no km 110, deverá receber o sistema ainda este ano. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que até 2030 todas as praças de pedágio do trecho sob concessão da EcoNoroeste serão substituídas por pórticos de cobrança automática.

Benefícios e descontos

Os motoristas que utilizam a tag de pagamento eletrônico terão 5% de desconto na tarifa, além do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que oferece reduções progressivas no valor para veículos de passeio. Aqueles que não possuem a tag terão suas placas registradas e receberão uma guia de pagamento, que deve ser quitada em até 15 dias.

Meios de pagamento

O pagamento da tarifa pode ser feito pelo site da concessionária, aplicativo, WhatsApp ou nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333, com opções de cartão de crédito, débito, Pix e dinheiro.

Multa por evasão

O não pagamento da tarifa será considerado uma infração grave de trânsito, com multa de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH.

Sair da versão mobile