Ícone do site Rápido no Ar

Governo de São Paulo apresenta plano atualizado de combate à dengue, chikungunya e Zika

Saúde identificou prevalência do sorotipo 3. Foto: Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo lançou, nesta quarta-feira (15), o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, que detalha estratégias e ações para prevenir e combater a dengue, chikungunya e Zika. O planejamento atualizado inclui uma nova metodologia para o monitoramento dos casos e a resposta integrada ao atendimento dos pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou que o plano tem foco na vigilância epidemiológica e no apoio contínuo aos municípios. Uma das novidades é o acompanhamento em tempo real por meio de uma plataforma que apresenta dados detalhados e painéis interativos sobre os casos das arboviroses no Estado.

Além disso, foi destacado o retorno do sorotipo 3 da dengue, identificado pelas 71 unidades sentinelas em operação no território paulista. Essa informação reforça a necessidade de ações preventivas e do envolvimento intersetorial.

Transparência e tecnologia no combate às arboviroses

O plano também amplia a transparência com a plataforma online disponível no portal dengue.saude.sp.gov.br, onde qualquer cidadão pode consultar dados atualizados sobre as doenças, incluindo número de casos por região e informações sobre os diferentes sorotipos.

Portal “Dengue 100 Dúvidas”

Para combater a desinformação e desmistificar fake news, o governo estadual criou o portal “Dengue 100 Dúvidas”, disponível em www.dengue100duvidas.sp.gov.br. A página reúne respostas às perguntas mais frequentes sobre dengue, chikungunya e Zika.

Próximos passos

Com a presença de representantes da Defesa Civil, OPAS e Cosems, o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, destacou a importância de um trabalho integrado entre os Departamentos Regionais de Saúde (DRS), a vigilância epidemiológica e os municípios, garantindo uma resposta efetiva e rápida.

teste
Sair da versão mobile