Moradores de Campinas serão vacinados contra a febre amarela. A ação foi ampliada para mais de 1 milhão de habitantes, após sexta-feira, 24, ser confirmado a morte de três macacos em consequência da doença na região.
No sábado, moradores do entorno da Fazenda Santa Lydia, em Sousas, foram vacinados. A região fica próxima de onde os animais foram encontrados.
Progressivamente, a vacinação será ofertada na área urbana de Campinas. Além de Sousas, macacos mortos foram encontrados próximos de Amparo e Monte Alegre do Sul, o que deixa clara a circulação de vírus nesta área do interior paulista. Na duas cidades, vacinação já foi iniciada.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas definem hoje, 27, como será a vacinação contra febre amarela na região. A decisão de fazer a ação de bloqueio na área, até então considerada livre de risco para doença.
São Paulo solicitou ao Ministério da Saúde 3 milhões de doses do imunizante. O quantitativo será usado para vacinar tanto a região, até agora considerada livre de risco para a doença, quanto para reforçar as ações de bloqueio na região de São João da Boa Vista e Piracicaba.