A Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira registrou na tarde deste sábado (20) uma ocorrência de maus-tratos a animal na região central da cidade. O caso foi flagrado por agentes do Pelotão Ambiental, que patrulhavam a área quando viram um cachorro da raça pinscher pendurado por uma coleira em uma placa de sinalização de trânsito, na Rua Capitão.
Segundo relato do subinspetor Renato, que atendeu a ocorrência ao lado do agente Rodolfo, a princípio os guardas acreditaram que se tratava de um brinquedo, mas logo perceberam que o cão estava se mexendo, aparentemente em sofrimento. Ao notarem a aproximação da viatura da GCM, a tutora do animal retirou rapidamente o cachorro da placa.
Os agentes então abordaram a mulher e questionaram o motivo da situação. Ela afirmou que havia dado banho no animal e o colocado ali apenas para “secar”, como uma brincadeira. A justificativa, no entanto, não convenceu os guardas, que consideraram a prática como potencialmente configurando maus-tratos.
A mulher foi conduzida ao Plantão Policial, onde o caso está sendo registrado.
O subinspetor Renato gravou uma sonora relatando o flagrante e reforçando que o Pelotão Ambiental da GCM de Limeira atua para garantir a integridade e o bem-estar dos animais, e que práticas como essa são inaceitáveis, ainda que sob a alegação de “brincadeira”.

Maus-tratos a animais é crime
Conforme a legislação brasileira, maus-tratos contra animais é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, com penas que podem chegar a cinco anos de reclusão, especialmente quando se trata de cães ou gatos. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
