O MPSP (Ministério Público de São Paulo), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), e a Defesa Civil dedo Estado de São Paulo realizaram uma reunião de alinhamento estratégico para mitigar o risco de incêndios no território paulista. Nesta época do ano, em virtude das condições climáticas (altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes), acontece um aumento do registro de ocorrências deste tipo.
Entre os principais pontos debatidos estiveram a necessidade de fortalecer o financiamento para aquisição de caminhões-pipa, equipamentos essenciais no atendimento inicial aos focos de incêndio, e o incentivo à criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) em assentamentos e áreas vulneráveis.
O promotor Luis Fernando Rocha, coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e do GAEMA, reforçou a importância da cooperação entre Ministério Público e a Defesa Civil. Ele anunciou a realização de uma reunião ampliada com todos os promotores para apresentação dos projetos estruturados da Defesa Civil, muitos já com atas de preços prontas.
Rocha sugeriu ainda a criação de um portfólio digital desses projetos, a ser disponibilizado no site do MPSP para consulta e possível indicação de repasses. Ele também ressaltou o papel do Ministério Público no trabalho de fiscalização realizado pelo GAEMA durante o período crítico da estiagem, que tem coibido condutas irregulares e fortalecido as ações de prevenção. Além disso, propôs a realização de uma nova reunião com todos os parceiros da Operação SP Sem Fogo, para um ajuste fino do papel de cada instituição nas ações de prevenção e resposta aos desastres.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, destacou que o setor tem atuado como elo de conexão entre as lideranças das agências parceiras, por meio do Gabinete de Crise, otimizando a coordenação e garantindo uma pronta resposta integrada diante das emergências.
Os promotores Tatiana Serra, Rodrigo Sanches Garcia, Cláudia Habib, Renata Bertoni Vita, Alexandra Facciolli, Guilherme Chaves Nascimento e Osvaldo de Oliveira Coelho participaram do encontro.

