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Frente parlamentar pela malha ferroviária paulista é lançada na Alesp

Foto: Alesp

O deputado estadual Dirceu Dalben promoveu o lançamento da Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária Paulista, evento que ocorreu na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O ato contou com a presença de diversas autoridades e especialistas, como o secretário estadual de Parcerias de Investimentos, Rafael Benini, além de deputados, prefeitos, vereadores, técnicos e líderes do setor ferroviário.

Durante o lançamento, Dalben destacou a relevância do transporte ferroviário para o Brasil, um país de grande extensão territorial e potencial econômico. O objetivo da Frente Parlamentar, segundo ele, é funcionar como um instrumento da sociedade civil e das entidades governamentais, aprimorando a legislação, fiscalizando obras futuras e garantindo que a população seja beneficiada.

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Foto: Alesp

No Estado de São Paulo, há 5,1 mil Km de ferrovias, sendo que metade desta extensão está subutilizada ou inativa. As linhas férreas operacionais estão concentradas na Grande São Paulo, transportando diariamente cerca de 5 milhões de passageiros por meio dos metrôs.

Rafael Benini, representando o governador Tarcísio de Freitas, discorreu sobre os projetos do Governo do Estado para a reativação de linhas ferroviárias inativas e enfatizou a importância da Frente Parlamentar para unir esforços governamentais e chamar a sociedade para o debate.

Dalben, que já foi prefeito de Sumaré (1997-2004), é um defensor histórico do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo, visando diminuir o número de veículos nas rodovias, a emissão de poluentes e facilitar o dia a dia da população. O edital de licitação para a obra, estimada em R$ 13,5 bilhões, foi relançado em 29 de setembro, com o leilão marcado para 29 de fevereiro.

Foto: Alesp

Outra conquista defendida por Dalben foi a renovação da concessão da Malha Ferroviária Paulista à Rumo, que prometeu investir R$ 6 bilhões para ampliar a capacidade de transporte de cargas na ferrovia. O contrato, assinado em maio de 2020, prevê ainda intervenções em 40 municípios paulistas, com mais de R$ 1 bilhão em investimentos para minimizar conflitos entre a ferrovia e vias urbanas.

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