Ícone do site Rápido no Ar

Fluminense fica com vaga direta na Libertadores e dupla cearense cai

Lucas Merçon/FFC

O Fluminense conseguiu a classificação direta para a fase de grupos da Taça Libertadores da América após vencer o Bahia por 2 a 0, domingo, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Paulo Henrique Ganso e Thiago Silva.

O Tricolor ficará no Pote 1 do sorteio de 2026, ao lado de Flamengo, Palmeiras, Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Nacional (Uruguai) e LDU (Equador). A última vaga será disputada entre Racing (Argentina) ou Independiente del Valle (Equador).

Fluminense terá a companhia de outros quatro times brasileiros, podendo até ser cinco (se Cruzeiro ou Fluminense venceram a Copa do Brasil). São eles Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Mirassol. O oitavo seria o São Paulo.

Também estão garantidos na Libertadores: da Argentina: Argentinos Juniors, Boca Juniors, Independiente Rivadavia, Lanús, Platense e Rosario Central. Da Bolívia: Always Ready e The Strongest. Do Chile: Coquimbo Unido. Da Colômbia: Independiente Santa Fé. Do Equador: Independiente del Valle.

Do Paraguai: 2 de Mayo, Cerro Porteño, Guarani e Libertad. Do Peru: Alianza Lima, Cusco, Sporting Cristal e Universitario. Do Uruguai: Juventud, Liverpool, Nacional e Peñarol. E da Venezuela: Carabobo, Deportes La Guaira e Universidad Central.

Sul-Americana

Com o término do Brasileirão, sete times garantiram vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem: São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético-MG (goleou o Vasco por 5 a 0), Santos (venceu o Cruzeiro por 3 a 0), Corinthians (empatou com o Juventude por 1 a 1) e Vasco da Gama.

Rebaixados

Ceará e Fortaleza foram rebaixados para a Série B de 2026 e se juntam a Sport e Juventude que caíram antecipadamente. Em 1993, ou seja, há 32 anos, os rivais também caíram juntos.

O Ceará, do técnico Léo Condé, passou 37 rodadas fora do Z-4. Perdeu de virada para o Palmeiras por 3 a 1, na Arena Castelão, e foi rebaixado. O Fortaleza, de Martín Palermo, não perdia há nove jogos e estava em plena recuperação. Mas foi goleado pelo Botafogo por 4 a 2, no Engenhão.

Melhor para o Internacional/RS, de Abel Braga, que venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 1, no Beira-Rio, e conseguiu se livrar da degola.
Outro que escapou nesta rodada final foi o Vitória, que bateu o São Paulo por 1 a 0, no Barradão, com um gol do volante Baralhas no fim.

Sair da versão mobile