Após conquistar o tetra da Libertadores em cima do Palmeiras, o Flamengo tem decisão contra o Ceará, hoje às 21h30, no Maracanã, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
O Mengão precisa da vitória para confirmar o título com uma rodada de antecedência. A partida terá transmissão ao vivo da Globo na TV aberta.
Na liderança, com 75 pontos, o Rubro-Negro tem cinco de vantagem para o Palmeiras. Verdão já jogou nesta rodada e empatou sem gols com o Vitória.
Em 36 jogos disputados no torneio nacional, a equipe comandada por Filipe Luís soma 22 vitórias, nove empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 69%.
Primeiro tetracampeão da Libertadores, o Flamengo atualizou os painéis de títulos que tem no Ninho do Urubu para a reapresentação do elenco. Na chegada, os jogadores mais atentos perceberam o número 4 abaixo do troféu continental em uma parede interna do CT.
Os painéis destacam 62 títulos oficiais do Flamengo: 39 Cariocas, oito Brasileiros, cinco Copas do Brasil, quatro Libertadores, três Supercopas, uma Mercosul, uma Recopa Sul-Americana e um Mundial de Clubes.
Com o seu quarto título da Libertadores, o Flamengo só fica atrás de outros três times em número de conquistas do continente: o Peñarol, do Uruguai, que tem cinco; o Boca Juniors, da Argentina, que ganhou seis vezes; e o Independiente, também da Argentina, que é o recordista com sete troféus de maior campeão da América do Sul.
Por outro lado, o Ceará tenta entrar na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana. Em 14º lugar, com 43 pontos, o Vozão está a dois do Atlético-MG. Na última rodada, a equipe empatou com o Cruzeiro por 1 a 1, na Arena Castelão.
O técnico Léo Condé não terá o zagueiro Willian Machado e o lateral-esquerdo Matheus Bahia, que estão suspensos. Pedro Henrique com uma lesão na posterior da coxa esquerda fica de fora também.
Flamengo e Ceará se enfrentaram 29 vezes na história. O Mengão tem 11 vitórias contra seis do Vozão. Outras 12 partidas terminaram empatadas.
Flamengo x Ceará
Flamengo – Rossi; Emerson Royal (Varela), Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar, Saúl, Carrascal e Arrascaeta, Everton Cebolinha e Bruno Henrique. Técnico – Filipe Luís.
Ceará – Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Marllon e Rafael Ramos; Dieguinho, Vinícius Zanocelo e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Raul e Fernandinho. Técnico – Léo Condé.
Árbitro – Rodrigo José Pereira de Lima (Pernambuco)
Local – Maracanã, às 21h30.

