Pode ser a última chance para Vítor Pereira. O Flamengo decide esta noite a Recopa Sul-Americana. Recebe o Independiente Del Valle, às 21h35, no Maracanã. É o confronto entre o campeão da Taça Libertadores da América e o campeão da Copa Sul-Americana. Se perder mais esse título, o português, ex-Corinthians, dificilmente continuaria no cargo. Tite seria o grande nome para substituí-lo.
No jogo de ida, o time equatoriano venceu por 1 a 0, em casa, gol de Carabajal aos 23 minutos do 2º tempo. O time da casa teve Ortiz expulso de campo. Mas é reserva.
O Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols para ficar com a taça no tempo normal. Vitória brasileira por apenas um gol leva a definição à prorrogação e, caso o empate persista, aos pênaltis.
O Flamengo decepcionou nas últimas duas competições que disputou. Na final da Supercopa do Brasil, perdeu para o Palmeiras por 4 a 3. Já no Mundial de Clubes da FIFA, terminou em terceiro lugar no Marrocos.
Vale lembrar que as equipes também disputaram a Recopa em 2019. Naquela ocasião, deu empate no Equador por 2 a 2, no jogo de ida, e o Mengão venceu a volta com tranquilidade por 3 a 0, ficando com o título.
No fim de semana o Flamengo poupou seus titulares e mesmo assim venceu o Botafogo por 1 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília, gol de Matheus Gonçalves. Desta forma, lidera com folga o Estadual com 23 pontos, quatro a mais que o vice-líder Fluminense.
Após encerrar 2022 com a conquista da Libertadores e da Copa do Brasil com Dorival Júnior, a diretoria vem pagando um preço alto pela troca de comando. A aposta no treinador português transformou o clube em uma panela de pressão.
Dos quatro mata-matas em que saiu atrás no jogo de ida desde 2019, o Flamengo só não reverteu em duas ocasiões: contra o São Paulo, na Copa do Brasil em 2020, e contra o Fluminense, pelo Campeonato Carioca em 2022.
O Flamengo já disputou 61 jogos de fases eliminatórias (ida e volta) desde 2019. São 41 vitórias, 13 empates e sete derrotas – ao todo, 74,3% de aproveitamento.
Dois importantes titulares podem voltar ao time. O volante Gerson, recuperado de dores no tornozelo, e o centroavante Pedro, que está sem dores no adutor da coxa esquerda, treinaram normalmente e vão para o jogo. Já Filipe Luís e Léo Pereira seguem vetados.
Flamengo x Independiente Del Valle
Flamengo – Santos; Varella, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson (Arturo Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico – Vítor Pereira.
Independiente Del Valle – Ramírez; Fernández, Carabajal, Schunke, García Basso e Caicedo; Faravelli, Pellerano e Sornoza; Díaz e Rodríguez. Técnico – Martin Anselmi.
Árbitro – Andres Matonte (Uruguai)
Local – Maracanã, às 21h30.