A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 entrou na reta final. Faltando exatamente um mês para o primeiro dia de provas, marcado para 9 de novembro, milhões de estudantes intensificam a preparação para o exame que é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. A exceção será para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que terão o exame em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Como será o Enem 2025
O Enem 2025 será aplicado em 1.804 municípios em todo o país. Os candidatos terão acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição — com informações como o local de prova — em data ainda a ser divulgada pelo Inep.
O exame é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação dissertativo-argumentativa, avaliada com nota de 0 a 1.000 pontos. As provas são divididas por áreas do conhecimento.
-
Dia 1 (9 de novembro): Redação + Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Ciências Humanas
Duração: 5h30 -
Dia 2 (16 de novembro): Matemática e Ciências da Natureza
Duração: 5h
No primeiro domingo, os candidatos responderão questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação.
No segundo dia, as provas envolvem matemática, química, física e biologia.
Redação: nova cartilha já está disponível
O Inep já publicou a nova edição da Cartilha do Participante – A Redação no Enem 2025, que orienta os estudantes quanto aos critérios de avaliação. A publicação também apresenta redações nota mil do Enem 2024, com comentários que ajudam os candidatos a compreender os critérios aplicados pelos corretores.
A prova de redação é um dos principais diferenciais no desempenho dos candidatos e pode influenciar diretamente na conquista de vagas em universidades públicas, bolsas pelo Prouni ou financiamentos pelo Fies.
Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior
Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Prouni e Fies, a nota do Enem é usada por diversas instituições públicas e privadas como critério único ou complementar para ingresso no ensino superior.
Em 2025, o exame também volta a valer como certificação de conclusão do ensino médio, o que amplia seu alcance entre os participantes.
Os resultados individuais podem ser utilizados ainda em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal, por meio de convênios firmados com o Inep.

