Ícone do site Rápido no Ar

Fake! Áudio sobre ataque de morcegos em Limeira é falso

Arte

Um áudio que vem circulando sobre ataque de morcegos a 15 pessoas em Limeira que teriam dado entrada na Santa Casa é falso. A equipe do Rápido no Ar entrou em contato com o hospital, que desmentiu a informação e tranquilizou a população.

Na mensagem que circula pelo WhatsApp, uma mulher afirma que nos últimos dois meses vítimas teriam sido mordidas por morcegos. O áudio também cita que a cidade de Rio Claro teria dois casos confirmados de raiva, o que também não é verdade. Ouça:

De acordo com fontes ligadas a Prefeitura de Limeira, também não há registro de caso no município e a mensagem é inverídica.

MORCEGO
No Brasil, podem ser encontradas quase duas centenas de espécies de morcegos. Em território nacional, são encontrados os frugívoros (se alimentam de frutos), os nectarívoros (de néctar), os insetívoros (de insetos), os piscívoros (de peixes), os onívoros (de pólen, frutas e insetos), os carnívoros (de pequenos vertebrados) e os hematófagos, que são os chamados “morcegos-vampiros”, por se alimentarem de sangue.

Embora os morcegos tenham preferência por atacar rebanhos bovinos e cavalos, assim como animais domésticos, a raiva transmitida por eles é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem. Tanto nos animais como nos humanos, a taxa de letalidade da raiva é de 100%.

A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura. Mesmo sem registros de casos pela variante canina há 25 anos no Estado de São Paulo, o vírus continua circulando por meio de morcegos e manter cães e gatos imunizados garante também a segurança da população.

teste
Sair da versão mobile