Após o período de férias, os estudantes da Rede Municipal de Limeira retornaram às aulas nesta terça-feira (4). Ao todo, 22.189 alunos foram matriculados em 81 unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para garantir um início tranquilo, a Prefeitura promoveu reuniões pedagógicas e realizou uma força-tarefa de manutenção nas escolas.
Preparação das escolas e animação no retorno
A Secretaria de Educação organizou encontros pedagógicos com os profissionais da área antes do início do ano letivo. Além disso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos atuou na zeladoria das unidades escolares, realizando podas e corte de mato.
Na Emeief Prada, onde estudam 340 alunos, o clima era de empolgação. A estudante Ágatha Isabela Pereira, do 5º ano, fez questão de se produzir para o momento especial. “Estou muito feliz”, disse. A professora de Educação Física, Simone Mugnaini, destacou a energia positiva do primeiro dia.
O secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, enfatizou o trabalho de preparação das unidades escolares e a importância do diálogo contínuo para aprimorar a qualidade da rede municipal. “Realizamos um intenso trabalho de manutenção e distribuição de livros didáticos. Vamos avançar na construção de uma educação cada vez mais acolhedora e qualificada para nossos alunos”, afirmou.
Segurança reforçada com a volta da ronda escolar
Com o retorno das aulas, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil retomou a ronda escolar. A ação ocorre das 6h às 18h, garantindo a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) na entrada e saída dos alunos, além de visitas ao interior das unidades. O inspetor Edilson Silva ressaltou a importância dessa iniciativa para fortalecer a segurança da comunidade escolar.
Outro destaque da pasta é o projeto Educar Limeira 2025, que abordará a prevenção ao uso de drogas com o tema “Ladrões de Sonhos”. Escolas interessadas em receber palestras sobre o assunto podem entrar em contato com a GCM pelo e-mail: edilson.silva@limeira.sp.gov.br.