Ícone do site Rápido no Ar

Detran-SP retoma leilões de veículos com novas regras de transparência e segurança

Os veículos recolhidos aos pátios pelo Detran-SP, DER e prefeituras podem ser conferidos de perto antes do leilão. Foto: Governo de SP/Divulgação

O Governo de São Paulo retomou os leilões de veículos do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) com novas normas que garantem maior transparência e idoneidade no processo. Suspensos desde maio do ano passado para uma revisão completa e correção de irregularidades, os certames voltaram a ser realizados neste semestre. Atualmente, cerca de 140 mil veículos acumulados ao longo dos últimos 20 anos estão disponíveis para leilão.

Resultados dos primeiros leilões e próximos eventos

O primeiro leilão desta nova fase ocorreu em julho, na cidade de Botucatu, e resultou na arrematação de quase 100% dos veículos em condição de circulação, arrecadando aproximadamente R$ 1,7 milhão. Em agosto, outros três leilões foram realizados em Cerquilho, Capela do Alto e Cesário Lange, totalizando uma arrecadação de cerca de R$ 576 mil. O próximo leilão já está agendado para o dia 12 de setembro em Bragança Paulista, e as cidades de Itapecerica da Serra e Caieiras também deverão realizar seus certames, embora ainda sem data definida.

Novas regras trazem mais segurança e transparência

As novas regras para os leilões foram implementadas para aumentar a segurança do processo, que agora é auditado pela Controladoria Geral do Estado. “Todos os procedimentos são auditados pela Controladoria Geral do Estado, com uma interação entre o Detran-SP, leiloeiro e propriamente o pátio”, afirma Heitor Frozel, gerente de pátios e leilões do Detran-SP.

Visitação aos pátios e pré-lances

Os interessados em participar dos leilões podem visitar os pátios nos dois dias úteis que antecedem a abertura para os pré-lances. No entanto, o contato com os veículos é apenas visual, sem manuseio ou testes. Durante esse período, os participantes podem sugerir pré-lances, que se tornam válidos no início da sessão pública. Se o pré-lance não for superado em até 30 segundos, ele se torna o lance vencedor.

É importante destacar que, mesmo com um pré-lance feito, o proprietário do veículo listado para leilão ainda tem o direito de recuperá-lo até um dia útil antes do certame, desde que quite todos os débitos pendentes, conforme a Resolução 623, de 2016, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Sair da versão mobile