Uma nova frente fria chega a São Paulo a partir desta quinta-feira (8) e promete derrubar as temperaturas em várias regiões do estado. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre as mudanças no clima, com chuvas, ventos fortes e até risco de granizo isolado, principalmente na Capital, Litoral e Região Metropolitana. O frio mais intenso deve ser sentido a partir de sábado (10), com mínimas de até 6°C em áreas como a Serra da Mantiqueira e o Vale do Ribeira.
Para proteger a população em situação de rua, o Governo de São Paulo vai ativar o abrigo solidário na estação Pedro II do Metrô, na capital. O espaço vai funcionar entre os dias 9 e 12 de agosto, das 19h às 8h, oferecendo colchões, cobertores, alimentação e acolhimento para pets. A ação é uma parceria entre a Defesa Civil, Metrô, Secretaria de Desenvolvimento Social, Fundo Social de São Paulo e Secretaria de Transportes Metropolitanos.
Com a chegada da frente fria, o Litoral também deve ser afetado com ressacas, impulsionadas pelos ventos. Embarcações de pequeno porte devem evitar sair ao mar e a população deve manter distância das áreas de arrebentação.
Já no interior do estado, especialmente nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos, o cenário será o oposto: tempo seco, sem previsão de chuva e baixa umidade do ar, o que aumenta o risco de queimadas. A orientação é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e soltura de balões.

