Ícone do site Rápido no Ar

Defesa Civil alerta para calor extremo, ar seco e risco de tempestades no fim de semana em SP

Foto: Divulgação/Governo de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as condições meteorológicas previstas entre sexta-feira (19) e domingo (21). O período será marcado por calor intenso, baixa umidade relativa do ar (URA) e risco de incêndios florestais, especialmente no interior. Em algumas localidades, os índices poderão cair para níveis críticos, chegando a 12% no domingo.

Segundo o governo estadual, o gabinete de crise da Operação SP Sem Fogo permanece mobilizado até domingo (21), monitorando todas as regiões devido ao risco de incêndios.

Na sexta-feira (19), a aproximação de um corredor de umidade vindo da Amazônia poderá provocar pancadas de chuva rápidas e isoladas nas regiões de São José do Rio Preto, Franca, Barretos e Ribeirão Preto. Já no sábado (20), o predomínio será de sol e tempo seco em praticamente todo o estado.

Chegada de frente fria no domingo

O domingo (21) será o dia mais crítico, com temperaturas elevadas e URA em índices extremamente baixos. No entanto, a chegada de uma frente fria à noite deve mudar o cenário: há previsão de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas elétricas e risco de granizo em pontos isolados.

Apesar do alívio trazido pelo aumento da umidade a partir da próxima semana, a frente fria pode provocar transtornos em áreas vulneráveis, como alagamentos e quedas de árvores.

Previsão por regiões

Recomendações

A Defesa Civil orienta que a população evite atividades ao ar livre nos horários mais quentes, mantenha-se hidratada e redobre os cuidados com idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios. Também reforça a necessidade de não atear fogo em áreas de vegetação, devido ao alto risco de incêndios.

Sair da versão mobile