Uma menina de 1 ano e sete meses sofreu queimaduras de segundo grau nos dois pés após pisar descalça em um piso descoberto em uma creche no Jardim Macarengo, em São Carlos, no interior de São Paulo.
Na última quarta-feira (30), quando o pai foi buscar a criança, encontrou a diretora e uma professora o aguardando, elas teriam comunicado que no momento do banho perceberam bolhas nos pés da menina, mas como não sabiam o que havia ocorrido, lavaram e em seguida passaram pomada.
A menina não reclamou de dor e estava quieta, então o pai seguiu para casa. Quando chegaram, sua filha passou a apresentar os sintomas da queimadura e começou a chorar.
A mãe ligou diversas vezes na escola, mas ninguém atendeu. Ela então, entrou em contato com a pediatra da filha e enviou fotos dos pezinhos da pequena.
De imediato, a médica mandou a família levar a criança ao pronto-atendimento, porque ela estava com queimaduras nas solas dos pés. No hospital foi constatado queimaduras de segundo grau.
No dia seguinte, a mulher conseguiu falar com a diretora da escola e solicitou que ela verificasse as imagens das câmeras de segurança para que pudesse entender o que teria acontecido.
Após ver as imagens, a diretora retornou a ligação e relatou que menina, entre às 14h30 e 15, havia pisado descalça em um piso descoberto, mas foi rapidamente tirada por uma professora. Ainda ressaltou que a bolha havia sido vista durante o banho, próximo desse horário.
Segundo informações da mãe, a menina ficou até as 18h30 na creche, horário em que o pai foi buscá-la e antes disso ninguém entrou em contato com a família.
Diante da situação, os pais tiraram a menina da escola, registraram um boletim de ocorrência e devem entrar com ação cível e criminal.
Em nota, a escola afirmou que irá realizar uma sindicância para apurar o fato e, se necessário, punir o responsável.
“O que podemos dizer até o momento é que nenhuma imagem foi encontrada que comprovasse o momento exato do fato ou descuido à criança por alguma funcionária. A escola está dando toda assistência aos pais e à criança e se colocando à disposição para qualquer esclarecimento”, afirma um trecho da nota.
OUTRO CASO
No mesmo dia, uma menina, de dois anos, também sofreu queimaduras de segundo grau nos pés após ter ficado descalça em uma creche de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, como foi mostrado aqui no Rápido no Ar.
A menina estava na creche, em uma colônia de férias com mais 200 crianças, e seguiria da sala de aula para um local onde assistiriam uma apresentação de teatro, feita pelos professores.
Segundo os pais, ela teria ido de chinelo para a escola, mas tirou na sala de aula e foi descalça até o local onde haveria a apresentação. Para isso precisou passar por uma parte do pátio exposto ao sol e com piso de cimento queimado.
E como esse caso, os pais só ficaram sabendo que a menina havia se queimado no momento em que foram busca-la e ela reclamou de dores nas solas dos pés. Ao perguntarem para as professoras, foram comunicados que a menina havia queimado o pé.