Os integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo estão sempre preparados para garantir a segurança da população paulista e salvar vidas. E, no último sábado (15), em uma ação que vai além do combate à criminalidade e proteção da fauna e flora, uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) salvou a vida de uma criança engasgada no litoral sul.
Os policiais estavam em serviço pela sede do batalhão, no bairro Santa Rosa, na cidade de Guarujá, quando foram surpreendidos com a chegada de uma mulher que carregava no braço a filha, de 4 anos de idade, que estava desmaiada após ter sofrido engasgamento, enquanto comia pipoca em casa.
Imediatamente os cabos Dinarte, Frazão e Eduardo realizaram a manobra de Heimlich que, ensinada no curso de formação da Escola Superior de Soldados (ESSd), consiste na compressão abdominal capaz de desobstruir as vias aéreas pela descompressão do diafragma. Para isso a menina foi apoiada nos braços de um dos PMs, que deu leves tapinhas em suas costas para que ela conseguisse expelir o alimento.
E seguida, a equipe assumiu a viatura e deslocaram com a criança e familiares a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) instalada na rodoviária da cidade. No trajeto a todo momento foram realizadas manobras de reanimação, vindo a vítima a apresentar notáveis melhoras. Na unidade de saúde, a criança recebeu atendimento médico especializado e já passa bem.