Ícone do site Rápido no Ar

Corinthians tenta manter o tabu diante do São Paulo

João Damasceno

Corinthians e São Paulo se enfrentam hoje, às 19h30, no Neo Química Arena, pela 4ª do Campeonato Paulista. Será o primeiro clássico entre os dois na temporada 2024.

O Timão teve um 2023 para esquecer, sendo eliminado em todas as competições que disputou. O São Paulo, por sua vez, pode se orgulhar pela conquista da inédita Copa do Brasil em cima do Flamengo. Inclusive, eliminou o próprio Timão nas semifinais.

No último confronto entre as equipes, válido pelo Brasileirão 2023, o São Paulo derrotou o Corinthians por 2 a 1, no Morumbis.

O técnico Thiago Carpini afirmou que o clássico não é um jogo qualquer. “É um clássico, mas o peso de quebrar o tabu não é desse elenco”, afirmou o comandante após derrotar a Portuguesa, neste sábado, por 1 a 0, no Morumbis

O São Paulo nunca venceu o Corinthians como visitante em Itaquera. “Não podemos levar esse retrospecto para dentro de campo”, ressaltou.

Desde a inauguração da Neo Química Arena, Corinthians e São Paulo se enfrentaram 18 vezes no estádio corintiano, com 11 vitórias alvinegras e sete empates.

Na sequência, o São Paulo terá outro clássico e enfrenta o Palmeiras na decisão da Supercopa do Brasil no final de semana. O jogo coloca frente a frente o campeão da Copa do Brasil (São Paulo) e o vencedor do Brasileiro (Palmeiras).

Carpini não quis falar sobre o Verdão. “Vamos jogo a jogo. Nossa primeira decisão é nesta terça-feira.” Thiago Carpini disse que Lucas Moura deve jogar hoje e que foi realmente poupado contra a Portuguesa.

Já no Timão o sinal ficou amarelo após duas derrotas seguidas fora de casa para Ituano e São Bernardo, ambas por 1 a 0. Apenas na estreia o alvinegro venceu: 1 a 0 no Guarani, em casa.

Mano Menezes anda irritado e já cobrou Raniele e Yuri Alberto. Na história, os clubes se enfrentaram 359 vezes, com vantagem corintiana. Foram 133 vitórias alvinegras e 111 do Tricolor, além de 115 empates.

O lateral-esquerdo Diego Palacios vai desfalcar o Corinthians. O jogador teve constatada uma lesão no tendão do músculo posterior da coxa direita. Desta forma, está vetado para o clássico. O equatoriano sentiu a lesão ao tentar uma finta no fim do primeiro tempo contra o São Bernardo. Palacios foi substituído no intervalo da partida.

Sem Palacios, Mano Menezes deve promover o retorno de Hugo ao time titular. O reforço caiu com o Goiás para a Série B do ano passado.
O São Paulo por sua vez terá o retorno do lateral Rafinha, recuperado de lesão. Igor Vinícius sente dores na coxa direita e por isso, Moreira está de sobreaviso.

A expectativa é de casa cheia na Neo Química Arena, com a presença de mais de 42 mil torcedores corintianos. Desde 2016, os clássicos de São Paulo são disputados com torcida única, por recomendação do Ministério Público.

Corinthians x São Paulo
Corinthians – Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele e Maycon; Fausto Vera (Matheus Araújo), Matías Rojas e Romero; Yuri Alberto. Técnico – Mano Menezes.
São Paulo – Rafael, Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Alan Franco) e Welington; Alisson, Pablo Maia, Wellington Rato, Luciano e Lucas; Calleri. Técnico – Thiago Carpini.
Árbitro – Vinícius Gonçalves Dias Araújo.
Local – Néo Química Arena, às 19h30.

Sair da versão mobile