Ícone do site Rápido no Ar

Corinthians recebe o Peñarol pela Copa Sul-Americana

Relaxado no Campeonato Paulista após a vitória no clássico sobre o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro, que o deixou muito perto da vaga nas quartas de final da competição, o Corinthians tenta buscar a mesma tranquilidade na Copa Sul-Americana, competição na qual o time entra em campo hoje, diante do Peñarol, às 19h15, na Neo Química Arena.

Com um ponto no Grupo E, o time do técnico Vagner Mancini precisa vencer o tradicional adversário uruguaio, que lidera a chave com três pontos ganhos.

PUBLICIDADE

O Corinthians só tem um, fruto do empate com o River Plate por 0 a 0, no Paraguai. Na Copa Sul-Americana, apenas o campeão do grupo continua na competição.

Mancini, ao contrário do que fez na Vila Belmiro, vai escalar o time principal frente ao Peñarol.

A última partida do Peñarol no Campeonato Uruguaio foi no dia 29 de março. O clube terminou a competição em terceiro lugar e sofreu 36 gols em 37 partidas, ficando com a defesa menos vazada do país.

A colocação levou o Peñarol para a primeira fase da Sul-Americana, tendo de disputar um mata-mata contra o Cerro Largo, que foi sexto. Os times empataram por 2 a 2 no primeiro jogo e, na volta, o Peñarol goleou por 4 a 1.

Já na estreia da fase de grupos, diante do Sport Huancayo, do Peru, a equipe uruguaia aplicou uma goleada por 5 a 1, em Montevidéu.
De olho no atacante Agustín Alvarez Martínez, de 19 anos, que tem quatro gols em três partidas na competição. O camisa 19 firmou um novo contrato com o clube nesta semana.

O último confronto entre as duas equipes fora realizado em 14 de outubro de 1998, em Montevidéu, pela Copa Mercosul. O Timão, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo, venceu por 2 a 0, com gols de Fernando Baiano e Didi. Na história são sete confrontos apenas, com três vitórias corintianas, três empates e apenas uma vitória uruguaia.

Em coletiva de imprensa, o gerente de futebol Alessandro Nunes e o diretor de futebol Roberto de Andrade falaram sobre a situação do clube e trataram principalmente de defender Vagner Mancini, alvo de críticas após resultados ruins nas últimas semanas.

Embora a situação tenha ficado mais calma após a vitória sobre o Santos, os dirigentes fizeram questão de blindar o treinador. “São jogos de dois em dois dias. Não dá para repetir o time. Precisa alternar para ninguém se contundir”, disse Andrade. “Não é a mudança de treinador que fará o Corinthians ficar melhor. Se não estiver bem, a diretoria iria fazer seu papel e mudar”, acrescentou.

Um protesto na frente do CT no último sábado pedindo a saída de Mancini marcou a preparação do time antes do clássico. Apesar disso, o diretor de futebol garantiu que o trabalho dele continua prestigiado.

O dirigente lamentou que atualmente as redes sociais servem para criar uma pressão desnecessária e atrapalhar o trabalho de quem comanda o time.

O gerente de futebol comentou sobre contratações e apesar de o Corinthians não ter trazido reforços até agora, a expectativa é para que isso mude. Quem sabe até o início do Campeonato Brasileiro o clube consiga algum jogador. “Temos quase 40 atletas no grupo, quase metade da base. Estamos avaliando um período mais curto”, explicou.

Uma das prioridades do clube é resolver a situação do zagueiro Jemerson e do meia-atacante Otero. Os dois têm contratos válidos somente até junho. A postura do Corinthians é de resolver essa situação mais perto da data limite, enquanto avalia opções de mercado e cuida do fluxo de caixa.

Depois de encarar o Peñarol, o Corinthians encara no domingo o São Paulo, pelo Paulistão.

Demais brasileiros

Hoje pela Copa Sul-Americana, além de Corinthians x Peñarol, às 21h30, o Grêmio encara o Lanús, na Argentina, enquanto no mesmo horário, o Atlético/GO vai ao Chile enfrentar o Palestino. Na estreia, o time gaúcho venceu o La Equidad por 2 a 1, enquanto o time goiano ficou no 0 a 0 com o Newell’s Old Boys, em casa.

Pela 2ª rodada da Copa Sul-Americana, o Bahia goleou o Guabirá/BOL por 5 a 0, em Salvador, gols de Alesson (2), Marcelo Ryan (2) e Juninho. Na estreia, o time brasileiro empatou com o Montevideo City por 1 a 1, no Uruguai.

Já o Ceará ficou no 0 a 0 com o Arsenal de Sarandí, na Argentina. O time de Guto Ferreira também soma 4 pontos, pois na estreia fez 3 a 1 no Jorge Wistermann, no Castelão.

Corinthians x Peñarol

Corinthians – Cássio; Fagner, Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Gabriel, Camacho, Otero e Luan; Gustavo Mosquito e Jô. Técnico – Vagner Mancini.
Peñarol – Kevin Dawson; Juan Acosta, Fabricio Formiliano, Gary Kagelmacher e Joaquim Piquerez; Giovanni González, Jesús Trindade, Walter Gargano e Facundo Torres; David Terans e Augustín Álvarez. Técnico – Mauricio Larriera.
Árbitro – Facundo Tello (Argentina)
Local – Neo Química Arena, às 19h15.

Sair da versão mobile