Ícone do site Rápido no Ar

Corinthians faz jogo decisivo na Colômbia pela Libertadores

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians enfrenta o Deportivo Cali hoje, às 21h, na Colômbia, pela quarta rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América.Com seis pontos conquistados em três jogos, o Timão lidera o Grupo E. Rival de hoje, o Deportivo Cali, que venceu o Boca Juniors por 2 a 0, vem logo abaixo com quatro pontos, acima do Always Ready, com a mesma pontuação, pelo saldo de gols.

Em último vem o Boca Juniors, que somou apenas três pontos nas três primeiras partidas da fase de grupos. Os argentinos jogam a vida, também hoje às 21h, contra o Always Ready, na altitude da Bolívia.

Uma vitória na Colômbia pode encaminhar a classificação para as oitavas de final, pois o alvinegro abriria cinco pontos do representante colombiano. No outro confronto, entre Always Ready e Boca Juniors, o empate pode favorecer os corintianos.

Vale lembrar que o Corinthians perdeu para o Always Ready na Bolívia, então uma vitória do Boca Juniors na altitude dificultaria a disputa pelo primeiro lugar do grupo.

O técnico Vítor Pereira não viajou com a delegação por conta do protocolo da Conmebol, que prevê a liberação a partir do 11º dia após o teste positivo para Covid-19, período que será concluído hoje, data do jogo diante do Cali.

O Corinthians visita a Colômbia pela primeira vez desde o falecimento de Freddy Rincón, no último dia 14 de abril, aos 55 anos, após acidente automobilístico. Foram 158 jogos, 11 gols e 4 títulos conquistados (bi do Brasileirão em 98/99, Paulista de 99 e o Mundial da Fifa).

Sebastián Rincón, de 28 anos, filho do ex-volante, lembra com carinho da forma como o pai falava do Timão. O atacante do Barracas Central, da Argentina, foi entrevistado pelo Globo Esporte.

“Cresci vendo ele jogar pelo Corinthians. Depois de aposentado, eu via como os corintianos o respeitavam. Eles o tinham como um ídolo, como uma lenda. Depois do falecimento, o apoio que recebemos de toda a torcida corintiana foi muito especial. Isso nos conforta muito. Meu pai sempre estará no coração corintiano”.

O Deportivo Cali está mal no Campeonato Colombiano, mas vem de vitória sobre o Once Caldas, fora de casa, por 1 a 0. Em 18 jogos, venceu quatro, empatou cinco e perdeu nove jogos. Com 17 pontos, figura na 18ª posição, 21 pontos do líder Tolima e à frente apenas de Cortuluá e Deportiva Unión.

Paulinho

O volante Paulinho passou por exames de imagens e foi constatado o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O jogador será submetido a uma cirurgia nos próximos dias e a tendência é de que fique, pelo menos, seis meses fora de combate. Paulinho retornou ao Corinthians nesta temporada, participou de 20 partidas e fez quatro gols.

Nos bastidores, o Internacional/RS deve apresentar uma contraproposta para ficar em definitivo com o zagueiro Bruno Méndez. O uruguaio tem 42 partidas pelo Colorado, com um gol anotado. Em 2022, disputou 15 jogos.

Demais jogos

Pelo Grupo G, às 19h – Colón/ARG x Cerro Porteño/PAR e 21h – Olímpia/PAR x Peñarol/URU. Na classificação: 1) Cerro Porteño 7, 2) Colón 4, 3) Peñarol 3 e 4) Olímpia 2.

Pelo Grupo H, às 19h – Talleres/ARG x Flamengo e 23h – Sporting Cristal/PER x Universidad Católica/CHI. Na classificação: 1) Flamengo 9, 2) Talleres 6, 3) Universidad Católica 3 e 4) Sporting Cristal 0.

Deportivo Cali x Corinthians
Deportivo Cali – Guilhermo de Amores; Aldair Gutiérrez, Guilhermo Burdisso, Jose Caldera e Christian Mafla; Carlos Robles, Edgard Camargo e Yimmy Congo; Kevin Velasco, Jhon Vásquez e Angelo Rodríguez. Técnico – Rafael Dudamel
Corinthians – Cássio, Fagner, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Maycon e Renato Augusto; Róger Guedes (Mantuan), Willian e Jô. Técnico – Filipe Almeida (auxiliar).
Árbitro – André Cunha (Uruguai)
Local – Estádio Deportivo Cali, na Colômbia, às 21h.

Sair da versão mobile