Corinthians e Flamengo se enfrentam hoje, às 21h30, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das quartas de final da Taça Libertadores da América. A partida terá transmissão no SBT e Conmebol TV. O jogo de volta será no dia 9, no Maracanã.
O Timão volta a jogar as quartas de final da Libertadores após 10 anos. A equipe de Vitor Pereira conquistou a vaga ao eliminar o Boca Juniors, no La Bombonera, em disputa de pênaltis. Foram dois empates sem gols.
O Corinthians não fez uma primeira fase brilhante. Alcançou sua classificação como segundo colocado do Grupo E, ao acumular nove pontos (duas vitórias, três empates e uma derrota – para o Always Ready, na Bolívia, por 2 a 0). Um a menos que o Boca Juniors, que ficou no topo da tabela de classificação.
Para as quartas de final, o alvinegro ganhou reforços. Com a abertura da janela de transferências de meio do ano, o zagueiro Balbuena, o volante Fausto Vera e o atacante Yuri Alberto estarão à disposição do técnico Víctor Pereira. Eles ocupam as vagas de Gustavo Mantuan, João Victor e Luan na lista de inscritos. Os dois primeiros foram negociados e o último não tem tido espaço no time.
No sábado passado, utilizando uma formação recheada de reservas, o Corinthians superou o Botafogo por 1 a 0, pela 20ª rodada do Brasileirão. O gol foi de Gustavo Mosquito no primeiro tempo. Com 38 pontos (onze vitórias, cinco empates e quatro derrotas), o Timão está a quatro do líder Palmeiras.
O Corinthians também segue na luta por um lugar nas semifinais da Copa do Brasil. Mas sua situação é mais difícil, afinal de contas, foi derrotado no jogo de ida das quartas de final para o Atlético/GO por 2 a 0. O duelo de volta acontecerá somente após os duelos pela Libertadores.
O Flamengo passou pelo Tolima/COL com tranquilidade. Venceu na Colômbia por 1 a 0 e aplicou uma goleada histórica no Maracanã: 7 a 1. O time de Dorival Júnior ainda está invicto na atual edição da competição.
Sob o comando do português Paulo Sousa, o Flamengo teve o melhor desempenho na primeira fase. Avançou para as oitavas de final como líder do Grupo H. Somou 16 pontos (cinco vitórias e um empate), sendo a terceira melhor campanha.
A exemplo do rival, o Mengão também se reforçou na janela de transferências. Chegaram o atacante Cebolinha, ex-Benfica, e os meias Arturo Vidal, ex-Internazionale e Erick Pulgar, ex-Galatarasay. Saíram da lista Andreas Pereira, William Arão e Gustavo Henrique, que foram negociados.
O lateral-direito Guillermo Varela, o mais recente entre os contratados, não foi inscrito. Assim, só poderá ser utilizado no torneio se o clube avançar para as semifinais.
No sábado, o rubro-negro também preservou parte de seus atletas considerados titulares no encontro contra o Atlético-GO pela primeira rodada do returno do Brasileirão. Não encontrou problemas para golear por 4 a 1, gols de Lázaro, Marinho, Arturo Vida (de pênalti) e Victor Hugo. Desta forma, soma 33 pontos (dez vitórias, três empates e sete derrotas), o suficiente para ocupar a 5ª posição.
Corinthians e Flamengo já se enfrentaram 143 vezes na história. São 54 vitórias do Timão, 30 empates e 59 vitórias do Mengão. O alvinegro marcou 212 gols e sofreu 224. O último duelo aconteceu em 10/07/2022 e o Corinthians venceu por 1 a 0, na Néo Química Arena.
Corinthians x Flamengo
Corinthians – Cássio; Fágner, Gil (Bruno Mendéz), Balbuena e Fábio Santos; Cantillo, Fausto Vera, Maycon e Willian; Roger Guedes e Yuri Alberto. Técnico – Vítor Pereira.
Flamengo – Santos; Rodnei, Pablo, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico – Dorival Júnior.
Árbitro – Patrício Loustau (ARG)
Local – Neo Química Arena, às 21h30.