Ícone do site Rápido no Ar

Convênio para a implantação da Facet em Limeira é assinado

Foto: Prefeitura de Limeira

A Prefeitura de Limeira (SP) e o Governo de Estado oficializaram, nesta quarta-feira (11), a assinatura do convênio que viabiliza a construção e implantação da Fatec (Faculdade de Tecnologia).

A nova unidade oferecerá graduações gratuitas na área de Tecnologia da Informação a partir do primeiro semestre de 2027, além de cursos em inteligência artificial e no setor de semijoias, segmentos estratégicos para o desenvolvimento econômico do município.

Foto: Prefeitura de Limeira

A cerimônia, que ocorreu em frente ao prédio que vai abrir a unidade, contou com a presença do prefeito Murilo Félix; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado; do presidente do Centro Paula Souza, professor Clóvis Dias; do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, César Eduardo Temer Zalaf; do vice-prefeito Fabiano D’Andréa; do presidente da Câmara Municipal, vereador Everton Ferreira; além de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, empresários, representantes de entidades da sociedade civil, professores, coordenadores e dirigentes de Fatecs e Etecs.

Durante o evento, Murilo Félix destacou o significado histórico da conquista para o município. “A Fatec é um sonho antigo de Limeira. As primeiras conversas começaram ainda na gestão do meu pai, Silvio Félix, e hoje a gente dá um passo muito importante na construção do futuro da nossa cidade, com mais educação, tecnologia e oportunidades para os nossos jovens”, afirmou.

O presidente da Alesp, André do Prado, um dos responsáveis pela articulação da Fatec Limeira, ressaltou o empenho da administração municipal para viabilizar a nova unidade. “Foram várias as vezes que o prefeito Murilo esteve em São Paulo tratando desse assunto. Essa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado foi fundamental para que a Fatec se tornasse realidade. O governador Tarcísio de Freitas entendeu de imediato a importância desse projeto para Limeira e autorizou a criação da nova faculdade”, disse.

Já o presidente do Centro Paula Souza, autarquia estadual responsável pela gestão das Fatecs, professor Clóvis Dias, enfatizou o impacto social da instituição. “Hoje, mais de 80% dos nossos alunos pertencem às classes D e E. Isso mostra o quanto a Fatec transforma vidas, abre portas e muda a história de famílias que muitas vezes não tinham perspectiva de cursar o ensino superior”, destacou.

A Fatec Limeira será instalada no imóvel da antiga incubadora tecnológica, localizado na Avenida Luiz Guerra Filho, no Parque Tecnológico, que está fechado há mais de nove anos. A estrutura será reformada e destinada ao funcionamento da unidade. Estado investirá R$ 30 milhões no implantação e as obras de adaptação do prédio serão realizadas pela Prefeitura. A previsão é que a primeira turma entre em fevereiro de 2027.

Sair da versão mobile