Ícone do site Rápido no Ar

Confira a matemática da última rodada do Campeonato Brasileiro

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Hoje à noite acontece a última rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os jogos serão às 21h30. Atlético/MG (campeão), Flamengo (vice) e Palmeiras (3º) não mudam mais de posição.

Corinthians (4º com 57), Fortaleza (5º com 55) e Red Bull Bragantino (6º com 53) estão na fase de grupos da Taça Libertadores da América. O Fluminense (7º com 51) recebe a Chapecoense, no Maracanã, e se vencer estará na Libertadores. Tem 92% de chances de disputar a competição.

Três times aparecem com 50 pontos: América/MG, Atlético/GO e Ceará. Os times sonham com vaga na Libertadores e têm chances para isso. O Coelho recebe o São Paulo. O Atlético/GO pega o Flamengo, em Goiânia, enquanto o Ceará encara o Palmeiras, em Barueri.

Com 49 pontos na 11ª posição, o Santos recebe o Cuiabá, na Vila Belmiro, mas tem apenas 16% de chances de disputar a Libertadores. As chances de Internacional e São Paulo, que somam 48 pontos, são ainda menores: 4,5%. O Colorado joga em Bragança Paulista contra o Red Bull, enquanto o Tricolor encara o América, em Belo Horizonte.

O Athletico/PR, 14º com 46 pontos, é o único tranquilo. Escapou do rebaixamento ao empatar sem gols com o Palmeiras, na Arena da Baixada e já está garantido na Libertadores pelo título da Copa Sul-Americana.

O Cuiabá vem logo atrás, em 15º, também com 46 pontos. O time comandado pelo técnico Jorginho tem apenas 2% de chances de rebaixamento. Teria que perder do Santos e ainda ver seus concorrentes vencerem.

O Bahia soma 43 pontos na 16ª posição. O time comandado por Guto Ferreira vem embalado por vencer o Fluminense por 2 a 0, em Salvador, e depende apenas de suas forças. Se vencer o Fortaleza, na Arena Castelão, escapa do rebaixamento.

O Juventude, que abre a zona do rebaixamento, joga em casa contra o Corinthians e tem 48% de queda. Ocupa o 17º lugar, com 43 pontos. Terá que fazer seu papel no Alfredo Jaconi e torcer para o Fortaleza bater o Bahia.

O Grêmio está em 18º, com 40 pontos, e tem 97,5% de chances de rebaixamento. O time de Vagner Mancini terá que vencer o campeão Atlético/MG, em casa e ainda torcer por derrotas de Bahia e Juventude. Se um deles empatar, o time gaúcho estará rebaixado.

Os dois últimos colocados já caíram para a Série B: Sport com 37 pontos e Chapecoense com 15. Vale lembrar que os times que não conseguirem vagas na Libertadores e não caírem, poderão disputar a Copa Sul-Americana.

Corinthians

No Corinthians, o técnico Sylvinho vai escalar os titulares contra o Juventude. Dois são os motivos: a luta pela vaga no G-4, que garante a disputa da Libertadores direto na fase de grupos. E segundo, a maior premiação oferecida pela CBF: R$ 28 milhões. O quinto ficará com R$ 26,4 milhões.

Só que um resultado positivo do Timão ajudaria o Grêmio e isso a torcida não quer. Há 14 anos, o time gaúcho rebaixou o alvinegro e desta forma, poderia se vingar. O único desfalque em Caxias será o atacante Roger Guedes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O lateral Fagner e o volante Gabriel retornam de suspensão.

Sylvinho como treinador do Corinthians: 39 jogos, 15 vitórias, 13 empates e 11 derrotas, ou seja, 49,6% de aproveitamento.

Provável Timão: Cássio, Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Giuliano e Renato Augusto; Gabriel Pereira (Du Queiroz ou Mosquito), Willian e Jô.

São Paulo

O São Paulo se despede da temporada em visita ao América-MG. Mas o pensamento de todos no Morumbi já é na próxima temporada e, principalmente a permanência do técnico Rogério Ceni. Com remotas chances de ir a Libertadores e cheio de desfalques, o clube se arma para não repetir um ano tão decepcionante em 2022.

Com a suspensão de Arboleda, Miranda deve formar dupla com Léo na despedida do ano. Liziero e Luciano são outros jogadores impossibilitados de entrar em campo por causa de acúmulo de cartões.

Apesar de não jogar em Belo Horizonte, Arboleda pode ter motivos para festejar. Seu empresário deve fechar nos próximos dias a renovação de contrato com o São Paulo. O equatoriano já teria os salários acertados – exigia um aumento -, faltando apenas definir algumas cláusulas do novo acordo.

Provável São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Miranda, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Benítez; Rigoni, Calleri e Marquinhos.

Santos

A diretoria anunciou que estão esgotados os ingressos para o duelo contra o Cuiabá, que marca a despedida da temporada. A vitória contra o Flamengo por 1 a 0, no Maracanãa, deu ânimo para o Peixe buscar um novo objetivo na última rodada. O time se livrou do rebaixamento e segue vivo na disputa por uma vaga nas fases prévias da Libertadores. O time praiano está garantido na Copa Sul-Americana.

Para chegar à principal competição continental, os comandados do técnico Fábio Carille precisam torcer para América-MG (recebe o São Paulo), Ceará (visita o Palmeiras) e Atlético Goianiense (recebe o Flamengo) não vencerem seus confrontos. Mesmo que um desses três times tenha um resultado positivo, o Santos ainda pode chegar à vaga caso o Fluminense perca para a Chapecoense, no Maracanã. O desfalque é o artilheiro Marcos Leonardo, que está suspenso.

Provável Santos: João Paulo; Kaiky, Luiz Felipe e Danilo Boza; Madson, Camacho, Vinícius Zanocelo e Lucas Braga; Marinho, Ângelo e Bruno Marques (Diego Tardelli).

Palmeiras

Com boa atuação no empate sem gols diante do Athetico/PR, em Curitiba, os garotos da base do Palmeiras encaram o Ceará, na Arena Barueri. O técnico Paulo Victor Gomes deve repetir a formação: Vinicius Silvestre; Garcia, Michel, Naves, Lucas Freitas e Vanderlan; Fabinho e Matheus Fernandes; Giovani, Vitinho e Gabriel Silva.

Situação

Última rodada hoje, todos os jogos às 21h30: Grêmio x Atlético/MG, Atlético/GO x Flamengo, Palmeiras x Ceará, Juventude x Corinthians, Red Bull Bragantino x Internacional/RS, Santos x Cuiabá, Fortaleza x Bahia, Fluminense x Chapecoense, América/MG x São Paulo e Sport x Athletico/PR.

A classificação está assim: 1) Atlético/MG 84, 2) Flamengo 71, 3) Palmeiras 63, 4) Corinthians 57, 5) Fortaleza 55, 6) Red Bull Bragantino 53, 7) Fluminense 51, 8) América/MG, Atlético/GO e Ceará 50, 11) Santos 49, 12) Internacional e São Paulo 48, 14) Athletico/PR e Cuiabá 46, 16) Bahia e Juventude 43, 18) Grêmio 40, 19) Sport 37 e 20) Chapecoense 15.

teste
Sair da versão mobile