Ícone do site Rápido no Ar

Todos os números que envolvem o confronto São Paulo e Palmeiras pela Libertadores

Gabriela Montesano / saopaulofc

São Paulo e Palmeiras se enfrentam hoje, às 21h30, no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Taça Libertadores da América. A volta está marcada para o dia 17 de agosto, no Allianz Parque.

Atual campeão continental, o Verdão venceu os dois confrontos contra a Universidad Católica por 1 a 0. Na primeira fase teve a segunda melhor campanha (cinco vitórias e uma derrota), atrás apenas do Atlético/MG (cinco vitórias e um empate). O Tricolor deixou para trás o Racing, vencendo em Avellaneda por 3 a 1, após empate por 1 a 1, no Morumbi.

PUBLICIDADE

Quem levar a melhor no clássico terá pela frente o ganhador de Atlético/MG e River Plate. O confronto de ida acontece amanhã, às 21h30, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes tiveram resultados opostos. O São Paulo venceu o Athletico, em Curitiba, por 2 a 1, com dois gols de Pablo, e deixou a zona do rebaixamento, pulando para o 16º lugar, com 15 pontos. O Palmeiras perdeu em casa para o Fortaleza por 3 a 2, de virada. Com isso, permaneceu com 32 pontos, mas deixou a liderança para o Atlético/MG, que venceu o Juventude por 2 a 1, também de virada, e chegou aos 34 pontos.

Entre os principais retornos que o técnico Hernán Crespo terá estão o meia argentino Martín Benítez e o seu compatriota, o atacante Rigoni, que não enfrentaram o Furacão.

Os medalhistas olímpicos Daniel Alves e Gabriel Menino chegaram ontem ao Brasil, e podem estar à disposição.

Ainda em Yokohama, onde o Brasil venceu a Espanha, Daniel Alves afirmou que o São Paulo falhou com ele e exigiu mais respeito do clube. A insatisfação seria uma dívida de R$ 10 milhões.
O São Paulo reagiu com uma nota cordial, em que parabeniza Daniel Alves pela conquista do ouro e diz que o departamento médico do clube se esforçou para que o lateral se recuperasse de uma lesão semanas antes da Olimpíada.

Entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, foram cinco problemas médicos: Luan (trauma na perna direita), Arboleda (contratura na coxa direita), Marquinhos (estiramento na coxa esquerda), William (entorse no joelho direito) e Diego Costa (trauma no quadril). O clube também corre contra o tempo para recuperar os lesionados Eder e Luciano.

O que mais preocupa no Palmeiras, é que o time teve duas semanas livres para treinamentos, sem partidas no meio de cada uma delas. E o desempenho da equipe após esse tempo de preparação foi muito inferior ao rendimento anterior: 0 x 0 São Paulo e 2 x 3 Fortaleza.

Os atacantes Dudu, Luiz Adriano e Rony, além do volante Danilo Barbosa, que estavam machucados, já retornaram contra o Fortaleza, no fim de semana, e estarão à disposição para a partida.

O Palmeiras vai para o jogo contra o São Paulo com uma invencibilidade de 13 jogos como visitante na Libertadores (dez vitórias e três empates), a maior da história da competição. A sequência começou em abril de 2019, contra o Melgar, no Peru.

Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 329 vezes e há muito equilíbrio entre os rivais: 111 vitórias do Tricolor, contra 109 triunfos do Verdão, além de 109 empates. Cada time marcou 430 gols.

No último confronto realizado no Morumbi, São Paulo e Palmeiras ficaram no 0 a 0. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira anulou um pênalti e um gol (contra de Gustavo Gómez) em favor do time da casa.

O Palmeiras nunca venceu o São Paulo pela competição. Em oito confrontos na história, foram seis vitórias tricolores e dois empates. Em confrontos mata-mata na história, foram 17 ao todo, com 14 vitórias do São Paulo. No geral, o Palmeiras não vence o Tricolor no Morumbi desde 2018.

Também pelas quartas de final da Libertadores, amanhã, 19h15 – Olímpia x Flamengo e 21h30 – River Plate x Atlético/MG. Na quinta-feira, 21h30 – Fluminense x Barcelona/EQU.

Recorrer

O São Paulo vai recorrer ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para anular o cartão vermelho recebido por Martín Benítez no jogo contra o Athletico, em Curitiba.

O jogador, que estava na reserva, foi expulso pelo árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima no segundo tempo. Enquanto aquecia atrás do gol de Tiago Volpi, Benítez chutou para o campo uma bola para atrapalhar uma cobrança de escanteio do Furacão.

O cartão gerou revolta em Benítez, que demorou a deixar o campo após a expulsão. O jogo ficou paralisado por quase cinco minutos. O argentino não enfrenta o Grêmio, sábado no Morumbi.

Vitinho, do São Paulo, recebeu sondagens do Bayer Leverkusen, da Alemanha. O Tricolor e os empresários do atacante de 20 anos já sabem do interesse e esperam por uma proposta.

O jogador é titular da equipe sub-20 do técnico Alex, mas não atua desde o dia 25 de julho devido a uma lesão. Em sua última partida, diante do Bahia, ele marcou um dos gols da vitória por 4 a 0.

São Paulo x Palmeiras

São Paulo – Tiago Volpi, Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Daniel Alves), Luan, Liziero, Martín Benítez e Welington (Reinaldo); Rigoni e Pablo. Técnico – Hernán Crespo.
Palmeiras – Weverton; Gabriel Menino (Marcos Rocha), Felipe Melo (Luan), Gustavo Goméz e Piquerez (Renan); Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Breno Lopes (Rony) e Deyverson (Luiz Adriano). Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Néstor Pitana (Argentina)
Local – Morumbi, 21h30.

Sair da versão mobile