Com as novas regras os motoristas terão que fazer um curso teórico obrigatório de 10 horas / aulas e depois passar por uma prova, além dos exames médicos já solicitados atualmente. As novas regras começam a valer no dia 5 de junho.
>> LEIA TAMBÉM: Cancelada resolução que exigia curso para renovar CNH
De acordo com o texto, o curso de aperfeiçoamento deverá ser realizado a cada cinco anos, quando vencer a CNH, e poderá ser feito de forma presencial ou a distância.
Nos exames teóricos serão formuladas questões de múltipla escolha e para ser aprovado, o motorista terá que acertar no mínimo 70% das questões. Caso seja reprovado, uma nova prova só poderá ser feita após 15 dias.
O CURSO
Ele será divido em 10 aulas e pode ser feito em entidades de ensino credenciadas pelo DETRAN ou a distância. As aulas horas terão duração de 50 minutos e é proibido que o condutor faça mais de 5 horas / aula por dia. Se optar por curso a distância, o motorista terá que concluir o curso em no mínimo cinco dias.
A prova é similar a da primeira habilitação e será feito após a conclusão das aulas. A avaliação será formada por 30 questões e a pessoa terá que acertar no mínimo 21 respostas.
CUSTO
Atualmente para renovar a CNH, o motorista gasta em São Paulo, aproximadamente R$ 130, e com as novas exigências a taxa de renovação deverá ficar mais cara, podendo até passar de R$ 300. Porém os novos valores ainda não foram divulgados.
De acordo com o diretor de autoescola, Marcelo Assis, as mudanças poderão até dobrar o valor da renovação – “Eu entendo a mudança, mas por outro lado eu apoio a resistência das pessoas, uma vez que o valor ficará mais caro e o governo não dará nenhuma contrapartida” – comentou.