Ícone do site Rápido no Ar

Com gol de novato, Independente vence Assisense nos acréscimos

Rogério Rueda

Tudo no Independente é sofrido. Dificilmente o torcedor galista vê, por exemplo, uma classificação tranquila. Tudo é na base da emoção, no sofrimento, na garra e na determinação.

Sábado passado no Pradão foi um grande exemplo do que estamos abordando. A vitória diante do Assisense, no confronto direto da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, foi conquistada apenas aos 51 minutos do 2º tempo.

Para começar, é bom frisar que nem mesmo o próprio torcedor galista estava botando fé, isso porque foram apenas 172 pagantes. Tudo bem que o Galo vinha de duas derrotas consecutivas fora de casa, para Tanabi (2 x 0) e Assisense (1 x 0). Mas era uma decisão. Uma derrota praticamente tirava o alvinegro do páreo pelo acesso.

A intenção de Lúcio Borges era repetir a escalação que perdeu em Marília, até pelas inúmeras finalizações que sua equipe teve. Mas depois de analisar um pouco mais o Assisense, chegou a conclusão que era preciso reforçar a marcação no meio de campo. Desta forma, o volante Araújo foi escalado como titular, deixando Menezes no banco de suplentes. Assim, Cauã Andrade foi liberado para jogar novamente como extremo.

O Independente começou bem, deixando uma boa impressão. Aos 6 minutos, o meia Luan arriscou de fora da área e o goleiro Felipe se esticou todo em seu canto esquerdo para evitar.

Até que aos 12 minutos, Luan cobrou uma falta na medida para a área e Vitinho bateu forte para fazer 1 a 0. Só que a alegria durou apenas cinco minutos. Na cobrança de escanteio de Mineiro pela esquerda, Vitinho desviou na primeira trave e o zagueiro PC completou de cabeça na segunda: 1 a 1.

O Independente não desistiu e sabia que esse empate praticamente o tirava do campeonato. Aos 33, em cobrança de escanteio de Luan, o zagueiro Gabriel Hilário subiu demais e conferiu de cabeça: 2 a 1. Foi o quarto gol de cabeça do xerife galista.

Rogério Rueda

O Assisense teve a chance de empatar no minuto seguinte. Mineiro cruzou da esquerda e Murilo, livre de marcação na área, perdeu um gol feito.
Aos 44, foi a vez de Juan Mosquera desperdiçar uma excelente oportunidade. Cauã Andrade recebeu na área e ajeitou para o colombiano, que encheu o pé, por cima do gol. O gringo tem três gols pelo Galo, todos eles em uma única partida em Guarulhos. O jejum em casa persiste.

Aos 47 minutos, o goleiro Jonathan praticou um milagre na cabeçada de Murilo. Só que na cobrança de escanteio pela esquerda, falhou feio na saída ao ser atrapalhado pelo sol e deixou o gol aberto para o empate do centroavante Fernando: 2 a 2.

O Independente foi abatido para o intervalo. O segundo tempo foi o chamado “Deus nos acuda”. Precisando vencer, o Independente foi com tudo para o ataque. Porém, ficou exposto na defesa.

Lúcio Borges sacou Juan Mosquera e Vitinho para as entradas de Allan Venâncio e Menezes. Não demorou muito para tirar o volante Araújo e colocar o velocista Danilinho. E se arriscou ainda mais ao sacar o zagueiro Léo Lopes para colocar mais um centroavante em campo: Pietro.

O Assisense criou mais que o próprio Independente. Teve um gol anulado, que até agora gera dúvidas. O assistente deu saída de bola no cruzamento que originou o gol de cabeça de Fernando.

Nos acréscimos, Jonathan salvou o Independente em uma finalização de Kerven da entrada da área. Aos 51 minutos, Cauã Andrade disparou uma bomba de fora da área, que Felipe praticou um milagre.

Na cobrança do escanteio de Luan, o novato Allan Venâncio, o Allanzinho, completou de cabeça na pequena área: 3 a 2. Foi seu segundo gol no profissional. Já tinha balançado a rede contra o Flamengo, em Guarulhos. Com o apito final, os jogadores galistas desabaram no gramado, tamanha exaustão.

Situação

Como Tanabi e Mauaense ficaram no 0 a 0 no outro jogo, tudo ficou embolado no Grupo 4. O Tanabi lidera com 8 pontos. Independente, Assisense e Mauaense somam 4 pontos.

A penúltima rodada terá na sexta-feira, às 19h30 – Assisense x Mauaense e no sábado, às 16h – Independente x Tanabi.

No Grupo 5, Mauá 1 x 0 Batatais e Ecus Suzano 4 x 1 Guarulhos. A classificação ficou assim: 1) Ecus Suzano 9, 2) Batatais e Mauá 6 e 4) Guarulhos 3.

A rodada de fim de semana terá no sábado, às 10h – Mauá x Ecus Suzano e no domingo, às 10h, Batatais x Guarulhos.

Independente 3 x 2 Assisense
Gols – Vitinho aos 12 e Gabriel Hilário aos 33 minutos do 1º tempo e Allanzinho aos 51 minutos do 2º tempo (IN); PC aos 17 e Fernando aos 45 minutos do 1º tempo (ASS).
Local – Estádio Comendador Agostinho Prada
Árbitro – Márcio Mattos dos Santos
Público – 172 pagantes
Renda – R$ 2.570,00
Independente – Jonathan; Matheus Oliveira (Matheus Arjona), Léo Lopes (Pietro), Gabriel Hilário e Baxola; Eduardo Processo, Araújo (Danilinho) e Luan; Cauã Andrade, Juan Mosquera (Allan Venâncio) e Vitinho (Menezes). Técnico – Lúcio Borges.
Assisense – Felipe; Kaká, Lucão, PC (Guilherme) e Alex; Kerven, Clenisson e Foguinho; Murilo (João Pedro), Fernando e Mineiro (Pedro Henrique). Técnico – Ícaro Vasconcellos.
Ocorrências – cartões amarelos para Matheus Oliveira (IND), PC, Murilo e Foguinho (ASS).

Sair da versão mobile