Os radares de velocidade de Limeira estão integrados com o sistema de monitoramento do Estado de São Paulo, o “Detecta”, desde maio deste ano. Com isso, a Polícia Militar é notificada imediatamente quando um veículo com queixa de furto ou roubo, por exemplo, passa por um dos radares. A medida, de acordo com o major Faccadio, comandante interino do 36º Batalhão da PM, dá mais agilidade nos trabalhos policiais.
Um exemplo de como essa integração ajuda o dia a dia dos policiais foi a apreensão de uma motocicleta que tinha queixa de furto, recuperada pela PM no último final de semana. O veículo passou por um dos radares, a corporação foi alertada e, a partir do sinal, os agentes Bruno e Arthur conseguiram abordar o piloto na via Luiz Varga, Anel Viário. O acusado foi apresentado no plantão policial, preso por receptação e a motocicleta foi devolvida ao proprietário.
De acordo com o comandante, desde maio a integração está em atividade. “Implantamos o Detecta aqui, juntamente com a Prefeitura, e isso tem nos auxiliado muito para combater a subtração de veículos. Quando os veículos passam pelo radar e é feita a leitura da placa, automaticamente a informação vai para a PM”, descreveu.
Antes da integração, as informações ficavam concentradas na central de monitoramento da Guarda Civil Municipal e, a partir disso, as informações eram retransmitidas aos órgãos de segurança. Com a integração, as forças policiais estaduais, como a PM, recebem os dados dos veículos também. “Chega direto para as viaturas e conseguimos ter a informação de forma muito mais rápida. As atividades de repressão, para prender o infrator, são muito mais rápidas”, completou Faccadio.
As tratativas para integração dos radares com o ‘Detecta’ começaram em 2017. A atividade passou a funcionar em maio deste ano.