Ícone do site Rápido no Ar

Coluna Curtas do Esporte

Peñarol

Pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo não chegou à semifinal da Taça Libertadores da América. O Mengão foi eliminado pelo Penãrol, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, após empate sem gols. O time uruguaio venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã. Cresce a pressão em cima do técnico Tite. O tabu foi mantido, ou seja, nunca o Flamengo venceu o Peñarol. Agora, o time uruguaio terá pela frente o Botafogo, que passou pelo São Paulo. A outra semifinal reunirá River Plate e Atlético/MG. Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro volta a campo no domingo, às 20h, contra o Athletico/PR, no Maracanã.

O Cruzeiro se classificou para a semifinal da Copa Sul-Americana ao empatar com o Libertad por 1 a 1, no Mineirão. O centroavante Kaio Jorge abriu o placar aos 11 minutos do 1º tempo. Roque Santa Cruz empatou aos 26 da etapa complementar. A partida marcou a estreia do técnico Fernando Diniz. No jogo de ida, a Raposa venceu por 2 a 0, em Assunção, no Paraguai. O adversário do Cruzeiro na próxima fase será o Lanús, da Argentina, que despachou o Independiente Medellín, da Colômbia, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Por outro lado, o Athletico-PR deu adeus ao sonho do tricampeonato da Copa Sul-Americana. Depois de vencer o Racing, na Ligga Arena, por 1 a 0, o Furacão foi goleado pelo time argentino no El Cilindro, em Avellaneda, por 4 a 1. O Racing abriu o placar aos 18 segundos, com Almendra. Adrían Martínez e Roger Martínez ampliaram ainda no primeiro tempo. Nikão, reintegrado pelo novo técnico Lucho Gonzáles, descontou. Mas Martirena definiu o placar. Agora, o Racing terá pela frente o embalado Corinthians.

Abel Ferreira foi punido com dois jogos de suspensão em julgamento da 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O árbitro Anderson Daronco o expulsou após gesto obsceno na eliminação do Palmeiras para o Flamengo, no dia 7 de agosto, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil. Abel cumpriria a pena no Brasileirão, contra o Atlético/MG, sábado no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas e contra o Red Bull Bragantino no dia 5 de outubro, em Bragança Paulista. Porém, conseguiu o efeito suspensivo.

A Chapecoense segue lutando bravamente por sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena Condá, a Chape derrotou o Amazonas por 2 a 0, na abertura da 29ª rodada. Os gols foram de Marcelinho e Ítalo. O time catarinense chegou aos 34 pontos e subiu para o 13º lugar, cinco pontos a mais que o Brusque, que abre a zona de degola. Já o Amazonas, que perdeu seu segundo jogo consecutivo, se manteve em 11º lugar, com 39 pontos.

A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B prossegue hoje: às 19h – Ceará x Brusque e às 21h30 – Coritiba x Goiás e Paysandu x Ituano. Amanhã, às 17h – Vila Nova/GO x Botafogo/SP e às 18h – Santos x Operário/PR. No domingo, às 16h – CRB x América/MG e às 18h30 – Mirassol x Sport. Na segunda-feira, às 21h – Novorizontino x Ponte Preta e às 21h30 – Guarani x Avaí.

A CBF e o Observatório da Discriminação Racial lançaram o relatório anual sobre o tema referente a 2023. O levantamento aponta que o número de incidentes racistas no futebol brasileiro subiu 38,77% na comparação com o ano anterior. Também foram contabilizados dados sobre manifestações de machismo, homofobia e xenofobia no esporte. No último ano, foram registrados 136 casos de injúria racial no futebol brasileiro. Em 2022 foram 98. A maior parte dos incidentes ocorreu nos estádios: 104 no total. Depois aparecem os casos na internet (19) e em outros espaços (13).

Um torcedor que agrediu racialmente o atacante Vinícius Jr, do Real Madrid, em dois jogos no estádio do Mallorca no ano passado, foi considerado culpado e recebeu uma sentença de prisão suspensa. O agressor, que não teve o nome divulgado, teve sua sentença de 12 meses suspensa depois de pedir desculpas em uma carta ao brasileiro e fazer um treinamento contra a discriminação. Ele também foi proibido de entrar em estádios por três anos.

A Fifa iniciou as visitas às 12 cidades sedes candidatas a abrigar jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminina de 2027 no Brasil. As vistorias ocorrerão até o dia 11 de outubro. As cidades escolhidas serão anunciadas no começo de 2025. A turnê teve início no dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro, com uma ida ao Maracanã.

A seleção do Marrocos está nas quartas de final da Copa do Mundo de Futsal. Depois de passar em 2° lugar no Grupo E, a equipe venceu o Irã por 4 x 3. Agora a seleção marroquina enfrentará o Brasil no próximo domingo, às 9h30 (de Brasília).

teste
Sair da versão mobile