Ícone do site Rápido no Ar

Classe A vence Abílio Pedro e conquista o Campeonato Amador

Edmar Ferreira

O Classe A é o campeão amador de 2022. O título foi conquistado domingo no Estádio Comendador Agostinho Prada, que recebeu mais de três mil torcedores. Foi uma final confusa, mas que terminou com uma grande festa no gramado.

Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, no Limeirão, o Abílio Pedro tinha a chance do empate. Ao Classe A restava uma vitória por um gol de diferença para levar a decisão para as penalidades máximas ou por dois gols de diferença para festejar pela primeira vez esse título.

O técnico Juarez Virgílio, do Abílio Pedro, perdeu o bom meia Bismark, lesionado. Izaías foi o seu substituto. Já Sandrinho, técnico do Classe A, surpreendeu na escalação, apostando nos experientes Tokinho e Americano. E deu muito certo.

Foi um primeiro tempo bastante agitado em Vila Esteves. A primeira grande chance foi criada pelo Classe A. Aos 3 minutos, a cobrança de falta de Carlos Eduardo pela meia-esquerda acertou em cheio ao travessão de Schumacher.

Aos 7, na saída errada do goleiro Vinícius, do Classe A, o meia Nathan experimentou da meia-direita e obrigou o arqueiro a praticar sua primeira grande defesa na partida.

Aos 10, foi a vez de Schumacher praticar um milagre em uma cabeçada a queima-roupa de Americano. Mas o centroavante estava em posição irregular.
Aos 22 minutos, Churrasquinho recebeu um passe na ponta-direita e inverteu na esquerda para Leandro Guizzi. O lateral cruzou rasteiro para o gol de Americano. O goleador foi no banco de reservas de sua equipe, colocou a máscara do Capitão América, e foi comemorar com a torcida.

Enquanto isso, os jogadores do Abílio Pedro pressionavam a arbitragem, pedindo a anulação do gol em razão de uma falta de Americano no zagueiro Mario Paiva. Foram 16 minutos de paralisação. A equipe inteira de arbitragem chegou a deixar o jogo para se reunir no vestiário.

Nas imagens do cinegrafista Daniel Pires, da equipe De Frente com as Feras, de Eliel Nunes, foi possível ver o empurrão de Americano no defensor. Realmente a falta existiu, mas o jogo não tinha VAR, porém tinha um árbitro atrás do gol. O árbitro Flávio de Moraes voltou para o gramado e confirmou o gol.

Aos 45 minutos, o Classe A ampliou o placar. E que jogada linda. Negueba desarmou no meio de campo e fez bom passe para Carlos Eduardo na direita. O meia cruzou rasteiro para o gol de Lucas Lino: 2 a 0.

Aos 47, Vinícius evitou o gol de Romário no puro reflexo. Após cobrança de escanteio de Nathan pela direita, o lateral desviou na primeira trave e o goleiro do Classe A fez excelente defesa.
https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2021/01/prefeitura_covid.mp4
Antes do fim da primeira etapa, o arqueiro do Classe A ainda viu um chute de Nathan passar por cima de sua meta e ainda espalmou uma falta frontal cobrada por Izaías.

Para a etapa complementar, o Abílio Pedro voltou com Thiaguinho Pires na vaga de Izaías. Já Josi entrou no Classe A na vaga de Tokinho para reforçar a marcação.

Aos 5 minutos, Nathan teve outra falta para tentar o gol que levaria a decisão para os pênaltis, mas Vinícius espalmou em seu canto esquerdo. Aos 14, Thiaguinho Pires avançou pela meia-esquerda e arriscou. A bola foi por cima do gol.

E Vinícius continuava sendo o melhor jogador em campo. O goleiro do Classe A fez uma defesa espetacular no chute de Joãozinho da meia-lua. No minuto seguinte, quase o arqueiro foi surpreendido no cruzamento fechado de Nathan pela direita. Vinícius deu um passo para trás, se esticou todo e mandou para escanteio.

Já Schumacher voltou a trabalhar apenas aos 26 minutos, quando espalmou uma falta frontal cobrada pelo zagueiro Vinícius.

Até então o artilheiro Daniel era um mero espectador no duelo. Não finalizava e não era acionado. Até que aos 34, tentou uma bicicleta, mas o zagueiro Murilo salvou. Dois minutos depois, recebeu cruzamento da esquerda, dominou, girou e bateu por cima do gol.

O Classe A fez várias mudanças. Apenas Negueba do meio para frente jogou até o fim. E foi dele a última chance do jogo, quando carregou sozinho em direção ao ataque, mas finalizou longe do gol.

Com o apito final, festa do Classe A, que havia perdido os dois confrontos anteriores para o Abílio Pedro, ambos por 1 a 0 e com gol de Daniel. Já Americano fez questão de frisar que na hora da decisão ele brilha. “Sou melhor que o Daniel”.

As premiações individuais ficaram com o Abílio Pedro. Daniel foi o artilheiro, enquanto Schumacher foi o goleiro menos vazado. Já o Botafogo ganhou o troféu de terceiro colocado em seu primeiro ano na divisão de elite.

Abílio Pedro 0 x 2 Classe A
Gols – Americano aos 22 e Lucas Lino aos 45 minutos do 1º tempo (CLA)
Local – Estádio Comendador Agostinho Prada
Árbitro – Flávio de Moraes
Abílio Pedro – Schumacher; Romário (Caio), Thauan, Mário Paiva e Pavanelli; Crepaldi, Teco e Nathan (Lê); Izaías (Thiaguinho Pires), Daniel e Joãozinho. Técnico – Juarez Virgílio.
Classe A – Vinícius; Churrasquinho, Murilo, Vinícius e Leandro Guizzi; Tokinho (Josi), Bruno Sá (Gabrielzinho), Carlos Eduardo (Luizão) e Negueba; Lucas Lino (Dieguinho) e Americano (Aguilar). Técnico – Sandrinho.

teste
Sair da versão mobile