Ícone do site Rápido no Ar

Chegou a hora da verdade para Botafogo e Palmeiras

É hoje. Botafogo e Palmeiras podem dar um rumo ao Campeonato Brasileiro, hoje às 21h30, no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada.

Se o Fogão vencer, praticamente colocará a mão na taça. Se der Palmeiras, a competição volta a ter um gostinho de decisão nas rodadas finais.

O Palmeiras continua sonhando com o título. Depois de vencer o Bahia, no Allianz Parque, por 1 a 0, a equipe do técnico Abel Ferreira viu o líder Botafogo ser derrotado pelo mesmo placar, em casa, para o Cuiabá, e aumentou a sua probabilidade de erguer o troféu da competição.

César Greco

A vitória diante do Bahia fez o Palmeiras pular para a vice-liderança, com 53 pontos, diminuindo para seis a distância para o Botafogo, com 59. Apesar de o cenário demonstrar certo otimismo, a chance de o time alviverde conquistar o Brasileirão ainda é remota.

De acordo com o levantamento feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras tem 5,7% de probabilidade de se sagrar campeão, contra 8,6% do Red Bull Bragantino e 80,2% do alvinegro carioca. O Flamengo, de Tite, aparece com 2,6%, e o Grêmio, com 1,7%.

Vale ressaltar que Botafogo, Red Bull Bragantino e Flamengo têm um jogo a menos. O duelo do líder contra o Fortaleza, pela 29ª rodada, foi adiado por causa da presença do time cearense na final da Copa Sul-Americana.

Nos últimos 10 jogos, o Botafogo, do técnico Lúcio Flávio, conquistou apenas três vitórias, empatou dois jogos e perdeu outros cinco. O Palmeiras voltou a encostar na liderança e vem de três vitórias consecutivas, diante do Coritiba (2 x 0), São Paulo (5 x 0) e Bahia (1 x 0).

O técnico Abel Ferreira terá o retorno de Zé Rafael, que estava suspenso contra o Bahia. Lúcio Flávio terá força máxima no Fogão.

No retrospecto geral, Botafogo e Palmeiras se enfrentaram em 102 oportunidades, com 30 vitórias do alvinegro, 39 do Verdão, além de 34 empates.

Botafogo x Palmeiras
Botafogo – Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá. Técnico – Lúcio Flávio.
Palmeiras – Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Richard Ríos, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick. Técnico: Abel Ferreira.
Árbitro – Bráulio da Silva Machado (SC – FIFA)
Local – Engenhão, às 21h30.

Sair da versão mobile