Ícone do site Rápido no Ar

Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite visa prevenção e erradicação de doença

A Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite foi iniciada no dia 5 de outubro em Limeira (SP), pela Prefeitura Municipal da cidade. Crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos de idade dever ser vacinadas contra a poliomielite, crianças e adolescentes de até 15 anos devem ter suas cadernetas de vacinação atualizadas.

A multivacinação e a imunização contra a pólio, também chamada de paralisia infantil, ocorrem ao mesmo tempo e vão até o dia 30 de outubro. São previstas 18 vacinas no calendário e todas são oferecidas gratuitamente pelo SUS. Cerca de 20 doenças são prevenidas com as imunizações, sendo elas: tuberculose (BCG); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); HPV; DTP; sarampo, caxumba e rubéola; febre amarela, varicela e hepatite A, entre outras.

PUBLICIDADE

Uma nova vacina passou a integrar o SUS, neste ano, a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas por bactérias meningococo dos tipos A, C, W e Y. A nova vacina já está inserida na campanha nacional de multivacinação.

Segundo Benedito Luiz Belucci, presidente do Rotary Club de Limeira, a vacinação é extremamente importante e fundamental “para o desenvolvimento das crianças, do cidadão e para que a gente realmente tenha uma geração com saúde. Então nós precisamos sim vacinar nossas crianças como prevenção dessa terrível doença (poliomielite)”. Desde 1985, o Rotary trabalha incessantemente para a erradicação da poliomielite e “resultado disso é que hoje temos apenas dois países que ainda têm a pólio, o Afeganistão e o Paquistão”, afirma Belucci.

De acordo com os índices do Programa Nacional de Imunização (PNI), no início de outubro, a cobertura vacinal estava em 56,68% para as imunizações infantis. O ideal é que ela fique entre 90% e 95% para garantir proteção contra poliomielite, meningite, sarampo e coqueluche. O baixo índice de imunização já apresentou consequências no início de agosto, dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil tinha 7,7mil casos confirmados de sarampo. No ano passado, o país perdeu o certificado de erradicação da doença.

Para incentivar a vacinação, o Rotary promove o Telipolio, um projeto que tem como objetivo arrecadar recursos para que a associação continue desenvolvendo o trabalho de erradicação e prevenção da pólio. O Telipolio acontecerá às 11h no dia 17 de outubro, pelo Youtube. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar cerca de 11 milhões de crianças de 1 a 5 anos de idade e para que isso aconteça, o Rotary tem investido fortemente na divulgação da campanha na cidade de Limeira.

A vacinação é gratuita e está disponível nos seguintes postos de saúde:

Para mais detalhes, confira a entrevista com o presidente do Rotary Club de Limeira, Benedito Luiz Belucci:

Sair da versão mobile