Ícone do site Rápido no Ar

Campanha de vacinação contra a gripe entra na quarta etapa

A campanha deste ano de vacinação contra a gripe entra em sua terceira etapa. A partir desta terça-feira (2) pacientes com comorbidades (doenças como distúrbios cardíacos, hipertensão e câncer, por exemplo) e doenças crônicas têm prioridade para serem vacinados.

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu desenvolver a campanha de 2017 por etapas porque o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das vacinas, está encaminhando-as aos estados de forma gradativa.

Isso não quer dizer que as pessoas enquadradas nas etapas anteriores e que ainda não foram vacinadas estejam impedidas de se vacinar. As doses continuam à disposição, respeitando a data de início para cada grupo.

Etapas
A campanha teve início no 10 de abril. A prioridade na primeira etapa foi para a imunização de servidores da saúde dos hospitais. Na segunda etapa, iniciada na semana seguinte, dia 17, foram vacinados os idosos a partir dos 60 anos de idade e os servidores públicos e privados ligados ao setor de Saúde.

A quinta etapa começa no próximo dia 8 de maio, professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores. O dia 13 de maio será o Dia “D” da campanha.

A meta da Secretaria da Saúde é imunizar, até 26 de maio, 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% do total de 12,6 milhões que formam o público-alvo da campanha. As vacinas estão à disposição em mais de 4 mil postos de saúde distribuídos pelo Estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além de imunizar as pessoas contra a gripe A H1N1, que gerou a pandemia de 2009, a vacina protege a população contra as gripes típicas do inverno: A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Cronograma da campanha:
1ª Etapa: a partir de 10 de abril: trabalhadores da saúde em hospitais.
2ª Etapa: a partir de 17 de abril: trabalhadores da saúde de serviços de saúde públicos e privados.
3ª Etapa: a partir de 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças com pelo menos 6 meses e até 5 anos de idade e indígenas.
4ª Etapa: a partir de 2 de maio, pacientes com comorbidades e doenças crônicas.
5ª Etapa: a partir de 8 de maio: professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores.
13 de maio: Dia “D”.

teste
Sair da versão mobile