Ícone do site Rápido no Ar

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda

Inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, para idosos a partir dos 60 anos. A campanha de 2017 ocorrerá em fases para cada público-alvo, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina.

O Governo do Estado planeja proteger cerca de 10 milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de pessoas dos grupos atendidos. A próxima etapa será realizada a partir de 24 de abril, para crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, além da população indígena.

PUBLICIDADE

Em 2 de maio, a vacinação se estende para pacientes com doenças crônicas e comorbidades (associação de pelo menos duas enfermidades). Professores da rede pública e privada de ensino poderão se imunizar a partir de 8 de maio.

O cronograma começou na ultima segunda-feira (10) para trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde de todo o Estado. Nada impede que o cidadão de um grupo com período de atendimento iniciado participe da iniciativa nas semanas seguintes. As doses estarão disponíveis normalmente nos postos de saúde, desde que respeitada a data para o público-alvo.

Dia D contra a gripe
No sábado do dia 13 de maio, haverá o Dia D de vacinação. Todos os Centros de Saúde da Família com salas de vacinação, além da sede da Vigilância Epidemiológica, localizada na av. Ana Carolina de Barros Levi, 650, estarão abertos nesse dia, das 8h às 17h. O término da campanha está previsto para 26 de maio.

Cronograma da Campanha de Vacinação Contra Gripe 2017:
Etapa 1 – a partir de 10 de abril: trabalhadores de saúde dos hospitais
Etapa 2 – a partir de 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e idosos com 60 anos ou mais de idade
Etapa 3 – a partir de 24 de abril: indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, crianças com pelo menos seis meses e menores de cinco anos
Etapa 4 – a partir de 2 de maio: pacientes com doenças crônicas e comorbidades
Etapa 5 – a partir de 8 de maio: professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores
Dia 13 de maio – “Dia D”

Sair da versão mobile