Ícone do site Rápido no Ar

Brasil enfrenta o Chile em Santiago pelas Eliminatórias

Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira enfrenta o Chile, hoje às 22h, no Estádio Monumental de Santiago, pela 9ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. O Brasil lidera com folga, tendo 100% de aproveitamento (seis vitórias em seis jogos).

O técnico Tite anunciou que o volante Casemiro será o capitão. Sem poder contar com 10 jogadores convocados – nove que atuam na Inglaterra e não foram liberados, além de Matheus Nunes, que deve servir à seleção portuguesa – Tite deve manter a base que jogou na Copa América, mas será forçado a fazer mudanças.

PUBLICIDADE

A CBF informou que liberou Malcom e Claudinho dos jogos da seleção após os atletas receberem constantes comunicados do Zenit, obrigando ambos a retornar à Rússia. A CBF encaminhou reclamação formal à FIFA e pediu punições ao clube russo.

Neymar e Marquinhos, ambos do PSG, foram os últimos a se apresentar ao técnico Tite. O treino final foi realizado no CT Dr. Joaquim Grava, do Corinthians. A CBF transmitiu por meio de seu canal no YouTube o início da atividade. Lucas Veríssimo, Edenílson, Hulk, Gerson e Everson foram entrevistados pelos jornalistas.

O meio-campista do Olympique de Marselha falou sobre sua adaptação no futebol francês depois de deixar o Flamengo e também a respeito da recusa em defender a seleção sub-23 no ano passado. “Isso é passado. Já conversei. Já está tudo em ordem. Estou feliz. Espero agora retribuir com essa oportunidade a chance que eles estão me dando”, disse sobre o episódio.

Lucas Veríssimo é outro jogador que se transferiu para a Europa nesta temporada. O zagueiro, vice-campeão da Libertadores com o Santos, defende o Benfica e é novato no elenco. Ele afirmou o desejo de “absorver as coisas boas do Tite e dos outros atletas” para continuar no grupo. “Estou aqui realizando um sonho. É claro que tenho vontade de jogar, vestir a camisa do meu país, mas estou aqui para agregar, para ajudar, independentemente se for jogar ou não”, salientou o jovem defensor.

Hulk espera que o duelo seja um “jogo de garra e de guerra” que “requer muita atenção e foco”. O atacante do Atlético-MG, um dos principais jogadores do futebol brasileiro, voltou à seleção graças à grande fase que vive em Belo Horizonte.

Aos 35 anos, Hulk, que disputou a Copa do Mundo de 2014, está na expectativa de entrar em campo novamente com a camisa amarelinha depois de cinco anos, e apontou as mudanças em seu futebol no período em que ficou fora da seleção.

“Acho que o que mudou em mim foi que hoje tenho mais experiência que vamos adquirindo ao longo tempo. Hoje estou mais confiante, jogo mais próximo do gol. Volto depois de mais de cinco anos, com 35, mas muito maduro, muito confiante do que posso fazer. Vivo bom momento e isso me dá mais força para ficar à disposição de Tite para dar meu melhor”, analisou.

Depois, o Brasil vai encarar a Argentina, domingo, na Neo Química Arena. Por fim, o último adversário desta rodada tripla será o Peru, na Arena Pernambuco, no dia 9.

O Chile chega em clima de revanche, já que foi eliminado pelo Brasil nas quartas de final da última Copa América com a derrota por 1 a 0. Os chilenos também terão desfalques. O técnico Martín Lasarte não vai poder contar com seu principal jogador, o atacante Alexis Sánchez, da Inter de Milão.
Brasil e Chile se enfrentaram 71 vezes na história. São 50 vitórias da nossa seleção, 13 empates e apenas oito vitórias chilenas. O Brasil marcou 162 gols e sofreu 59.

Situação

Jogos de hoje pela 9ª rodada das Eliminatórias: 17h – Bolívia x Colômbia, 18h – Equador x Paraguai, 21h – Venezuela x Argentina e 22h – Peru x Uruguai e Chile x Brasil.
Na classificação: 1) Brasil 18, 2) Argentina 12, 3) Equador 9, 4) Uruguai e Colômbia 8, 6) Paraguai 7, 7) Chile 6, 8) Bolívia 5, 9) Venezuela e Peru 4.

Chile x Brasil

Chile – Bravo; Isla, Medel, Maripán (Paulo Díaz) e Medel; Erick Pulgar, Aránguiz e Vidal; Eduardo Vargas, Meneses e Iván Morales. Técnico – Martín Lasarte.
Brasil – Weverton, Danilo (Daniel Alves), Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Neymar, Gabigol e Matheus Cunha (Hulk). Técnico – Tite.
Árbitro – Néstor Pitana (Argentina)
Local – Estádio Monumental de Santiago, no Chile, às 22h.

Sair da versão mobile