Ícone do site Rápido no Ar

Baixas temperaturas: crianças são mais suscetíveis a doenças respiratórias

Os dias mais frios de outono anunciam que o inverno vem chegando e, com ele, o aumento de diversas doenças respiratórias, e entre as mais frequentes estão gripe, bronquiolite e pneumonia que costumam levar muitos pacientes às emergências. Segundo a Dra. Christine Tamar, coordenadora do serviço de Pediatria do CHN, o organismo fica mais exposto às agressões do meio ambiente durante os dias com baixas temperaturas, o que favorece o desenvolvimento dos vírus e aumenta as probabilidades de contrair esse tipo de doença

Proteger as crianças das doenças comuns nas estações mais frias é necessário adotar algumas práticas que evitem a contaminação. Confira abaixo algumas dicas de proteção:

– Quando for espirrar, cubra a boca com a mão ou um lenço;

– Não troque alimentos ou utilize copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal de outras pessoas;

– Evite ao máximo encostar as mãos nos olhos, na boca e no nariz em ambientes públicos antes de higienizá-la, pois nesses locais há grande propensão de o vírus existir;

– Tenha o hábito de lavar sempre as mãos com sabão ou álcool em gel, principalmente após tossir ou espirrar;

– É bom evitar locais com muitas pessoas e ambientes fechados, pois são muito propícios à contaminação

De acordo com Tamar, as crianças menores de 2 anos são as mais suscetíveis a contrair alguma doença respiratória, pois levam as mãos à boca com mais frequência e ainda estão com o sistema imunológico em formação.

“Durante os dias mais frios, o número de atendimento nas emergências e de internações cresce, principalmente entre lactentes, por isso, é fundamental tomar as medidas de prevenção e vacinar os pequenos de 6 meses a 5 anos, contra a gripe”, explica a médica.

teste
Sair da versão mobile