Atlético/MG e Palmeiras abrem hoje o mata-mata das quartas de final da Taça Libertadores da América. O duelo de ida está marcado para as 21h30, no Mineirão.
O jogo de volta acontecerá na quarta-feira da semana que vem (10/8), no Allianz Parque. Antes, no domingo, o Verdão receberá o Goiás pelo Brasileirão.
Além de defender a histórica sequência de 19 partidas sem ser derrotado como visitante, o Verdão vem de uma série atual de 16 jogos de invencibilidade, sendo nove vitórias consecutivas. E está a dois de igualar a marca do Galo, que ficou sem perder por 18 confrontos seguidos, de 2019 até a fase de grupos desta temporada.
O time de Abel Ferreira não perde um jogo de Libertadores desde maio do ano passado, quando foi superado pelo Defensa y Justicia, no Allianz Parque. Como visitante, a última derrota foi em abril de 2019, contra o San Lorenzo, em Buenos Aires.
Dono da melhor campanha da Libertadores, o Palmeiras venceu os oito jogos que disputou na competição, com 33 gols marcados e apenas três sofridos. Nas oitavas de final eliminou o Cerro Porteño, vencendo por 3 a 0 no Paraguai e goleando por 5 a 0, no Allianz Parque.
O Galo por sua vez, foi o primeiro colocado do Grupo D, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota). Marcou 10 gols e sofreu 6. Nas oitavas de final passou pelo Emelec, empatando por 1 a 1, no Equador e vencendo no Mineirão por 1 a 0, gol de Hulk, cobrando pênalti.
A partida tem um sabor de revanche. No ano passado, o Palmeiras eliminou o Atlético-MG na semifinal. Em seu segundo jogo à frente da equipe, Cuca busca a primeira vitória em seu retorno ao time mineiro.
No Palmeiras, o atacante Rony está recuperado de lesão na coxa esquerda e participou das atividades com o restante do grupo. O atleta segue fazendo o processo de transição para aprimorar a parte física. Fora do time há cinco partidas, a tendência é que o atacante fique como opção no banco de reservas.
Rony divide o topo da artilharia da Libertadores com o companheiro Rafael Navarro e o flamenguista Pedro, todos com sete gols. A tendência é que Gustavo Scarpa, Dudu e Flaco López sejam mantidos como titulares diante dos mineiros.
O Atlético-MG precisou recolher os cacos da derrota sofrida para o Internacional por 3 a 0, domingo no Beira-Rio, pelo Brasileirão. O Galo ficou ainda mais distante da briga pelo título. Com 32 pontos, está a 10 do líder Palmeiras. Já na Copa do Brasil, o time mineiro foi eliminado pelo Flamengo.
Nos últimos três compromissos, os atleticanos empataram um jogo (1 a 1 com o Cuiabá) e vêm de derrota para o Corinthians, em Belo Horizonte, e um revés para o Internacional, em Porto Alegre.
O técnico Cuca não terá o volante Allan, que cumprirá o segundo jogo de suspensão após ter sido expulso contra o Emelec no jogo de ida das oitavas de final. Além dele, Guilherme Arana foi substituído contra o Internacional em razão de um desconforto na coxa. Caso seja vetado, Rubens será o seu substituto.
Em 72 jogos disputados entre as equipes, o Palmeiras soma 37 vitórias, contra 21 do Atlético/MG, além de 14 empates. No último encontro, válido pelo Brasileirão de 2022, os times empataram sem gols no Allianz Parque.
No outro jogo de hoje pelas quartas de final da Taça Libertadores, o Vélez Sarsfield recebe o Talleres, às 21h30, no clássico argentino. O árbitro será o colombiano Wilmar Roldán.
Atlético/MG x Palmeiras
Atlético/MG – Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana (Rubens); Jair, Otávio, Zaracho e Nacho Fernandez; Keno (Ademir/Vargas) e Hulk. Técnico – Cuca.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Danilo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu, e López (Rony). Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Facundo Tello (Argentina)
Local – Mineirão, às 21h30.