O segundo objetivo foi alcançado pela Internacional na Série D do Campeonato Brasileiro. Depois de confirmar a classificação antecipada para o mata-mata com três rodadas de antecedência (primeira meta), o Leão garantiu também o primeiro lugar do Grupo A-7.
O alvinegro venceu o Monte Azul por 1 a 0, sábado no Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista. Com isso, chegou a oito vitórias em doze jogos, somando 27 pontos.
Como restam apenas mais duas rodadas para o fim desta fase (seis pontos em disputa), o Leão não pode mais ser alcançado pelo Goiatuba, vice-líder, com 18 pontos. Seu aproveitamento subiu para 75%. Com essa primeira colocação garantida, a Inter decidirá em casa os dois primeiros mata-matas.
A fase da Inter é tão boa, que mesmo não dominando a partida, venceu no fim, com o gol de Miguel Bianconi, o “Senhor Limeirão”. Sétimo gol do ex-atacante do Palmeiras na competição.
O técnico Ademir Fesan fez duas mudanças em relação ao time que tinha vencido o Cascavel por 1 a 0, na rodada anterior. O zagueiro Frazan se recuperou a tempo de uma lesão no bíceps e reassumiu a titularidade. Já o volante Lucas Buchecha ganhou a vaga de Albert.
A Inter começou melhor. Aos 6 minutos, após escanteio cobrado pela esquerda, o volante Clebinho emendou por cima do gol, em um chute forte da entrada da área.
Aos 12, Antônio Gabriel cruzou para a finalização de Miguel Bianconi para fora. Aos 21, novamente o goleador apareceu na área para cabecear para fora um cruzamento da esquerda de Kaio Cristian.
O Monte Azul fazia um jogo amarrado, que irritava seu torcedor. A responsabilidade de ter que vencer para não ser eliminado precocemente atrapalhou demais o Azulão.
A Inter perdeu o meia Claudinho, com uma lesão no adutor. Deve parar por 10 dias. Michael Paulista entrou em seu lugar. A primeira chance real de gol do time da casa foi apenas aos 33 minutos, quando o volante Caio Bahia finalizou na rede pelo lado de fora.
Só que o técnico Kinho Forgiarini tinha uma arma no banco de reservas: o rápido Pedoca. O atacante entrou no lugar do zagueiro Euller, incendiou o jogo e deu um enorme trabalho para a defesa leonina.
Aos 46 minutos, Clebinho, que já tinha cartão amarelo, deu uma entrada forte em Pedoca pela lateral-direita e foi expulso pelo árbitro carioca Carlos Tadeu Ferreira da Costa.
O Monte Azul tentou botar pressão nos minutos finais. Aos 47, após falta cobrada pelo bom meia Pingo pela meia-direita, Gui Salles escorou para fora. Um pouco antes, Rian arriscou para fora.
A Inter voltou com Albert na vaga de Lucas Buchecha. O time da casa dominou praticamente todo o segundo tempo. Teve mais de 80% de posse de bola. Mas o Monte Azul criava, criava, criava, mas não transformava as oportunidades em gol.
O tempo ia passando e a pressão aumentava. Os erros começaram a aparecer também. A Inter só se defendia e muito bem por sinal, com Lucas Santos e Frazan impecáveis. Não é à toa que a equipe limeirense tem a defesa menos vazada da competição, com seis gols sofridos. O Monte Azul cruzou inúmeras bolas para a área.
A Inter quase abriu o placar aos 7 minutos, em um sem pulo de Kaio Cristian que raspou a trave direita de Zanella.
Aos 16, a Inter msotrou que realmente estava com sorte também. A finalização do artilheiro Gui Salles tirou tinta da trave de Saulo.
A Inter voltou assustar o time da casa aos 33 minutos. Na escapada de Antônio Gabriel pela esquerda, o cruzamento rasteiro para a área encontrou Miguel Bianconi. O artilheiro pegou de primeira para fora.
Aos 35, Lucas Black, ex-Maringá, bateu forte da entrada da área e novamente a bola raspou o travessão de Saulo.
Aos 38, Pedoca cruzou da direita e Gui Salles desviou de cabeça, rente ao poste direito de Saulo.
Até que aos 40 minutos, a Inter marcou o gol da vitória. Falta cobrada no campo de defesa por Albert. O lançamento encontrou Wallace na ponta-direita. O meia fez linda jogada individual por dentro, entrou na área e assistiu Miguel Bianconi. A batida de primeira passou por baixo do goleiro: 1 a 0. Na comemoração, cartão amarelo para o goleador.
O desespero tomou conta do Monte Azul, que foi com tudo para o ataque. Sendo assim, Fesan sacou Miguel Bianconi e Michael Paulista e literalmente fechou a “casinha” com as entradas de Adriel e Juninho.
Aos 44, Gui Salles viu o goleiro Saulo adiantado e tentou por cobertura. A bola do time da casa insistia em não entrar.
Aos 48, um lance incrível. Após levantamento para a área, Saulo deixou a bola escapar de suas mãos e Dieguinho cabeceou no travessão. No rebote, Caio Bahia também cabeceou, mas no meio do gol para a defesa do camisa 1. Um tremendo susto em Monte Azul.
Após o apito final, uma enorme confusão foi registrada no gramado. Sobrou para o fisioterapeuta Matheuzão, que foi agredido com um soco no nariz e precisou ser encaminhado ao hospital.
A Inter volta a campo no sábado, às 17h, diante do Uberlândia, no Parque do Sabiá. Depois, recebe o Goiatuba, no Limeirão, no encerramento desta fase.
Antes porém, a Inter terá a Itapirense nesta quarta-feira, às 19h, em Itapira, pela 5ª rodada da Copa Paulista. O Leão ocupa a terceira posição, com cinco pontos, atrás de União São João e Comercial, que somam 10. A Itapirense vem logo atrás com quatro, o que transforma o duelo em bastante atraente para o Estádio Coronel Francisco Vieira.
Situação
Resultados da 12ª rodada do Grupo A-7: Monte Azul 0 x 1 Internacional, Itabirito 0 x 1 Goiatuba, Cascavel 2 x 1 Cianorte e Operário/MS 1 x 1 Uberlândia.
A classificação ficou assim: 1) Internacional 27, 2) Goiatuba 18, 3) Cascavel 17, 4) Uberlândia e Cianorte 16, 6) Monte Azul e Operário 11 e 8) Itabirito 10.
A 13ª rodada terá no sábado, às 15h – Monte Azul x Operário e Cianorte x Itabirito e às 17h – Uberlândia x Internacioanal e Goiatuba x Cascavel.
Hoje os confrontos do mata-mata entre os Grupos 7 e 8 seriam esses: Internacional x Marcílio Dias, Goiatuba x Joinville, São José/RS x Cascavel e Barra x Uberlândia.
Monte Azul 0 x 1 Internacional
Gol – Miguel Bianconi aos 40 minutos do 2º tempo.
Local – Estádio Otacília Patrício Arroyo
Árbitro – Carlos Tadeu Ferreira de Castro (RJ)
Público e renda – não divulgados
Monte Azul – Zanella; Kevin, Euller (Pedoca), Keven e Pedro (Dieguinho); Negueba (Reidiner), Caio Bahia e Pingo; Rian, Gui Salles e Britto (Lucas Black). Técnico – Kinho Forgiarini.
Internacional – Saulo; Breno Santos, Lucas Santos, Frazan e Kaio Cristian; Clebinho, Lucas Buchecha (Albert) e Claudinho (Michael Paulista) (Juninho); Vinícius Leite (Wallace), Miguel Bianconi (Adriel) e Antônio Gabriel. Técnico – Ademir Fesan.
Ocorrências – cartão vermelho para Clebinho (IN) e amarelos para Saulo, Wallace e Miguel Bianconi (IN); Kevin, Euller e Pingo (MA).

