Em um jogo disputado e emocionante, a Argentina conquistou o título de campeã da Copa do Mundo neste domingo (18). Com o Estádio Lusail dominado por sua torcida, a equipe do técnico Lionel Scaloni apresentou fez um grande jogo e levou o terceiro título mundial de sua história, ao vencer a França nos pênaltis por 4 a 2, após o empate por 3 a 3.
A Argentina abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Messi (pênalti) e Ángel Di María. No fim do jogo, os franceses contaram com Mbappé para igualar o placar entre os minutos 34 e 37 e forçar a prorrogação. No tempo extra, um gol de Messi dava o título aos argentinos, mas Mbappé marcou o terceiro da França e levou a briga aos pênaltis.
Depois de 36 anos, a Argentina voltou ao lugar mais alto do pódio de seleções. Messi e Di María finalmente conquistaram o sonhado troféu e se juntaram às seleções campeãs de 1978 e 1986.
Campeã em casa, em 1978, e no México, oito anos depois, a Argentina ergueu a taça do mundo pela primeira vez longe do continente americano. Em 22 edições, esta é a terceira vez que o feito acontece. As anteriores foram em 1958 (Suécia) com o Brasil e em 2014 (Brasil) com a Alemanha.
Assim como em 1986, o título argentino tem um protagonista destacado. Se lá atrás, o cara foi Diego Armando Maradona, desta vez, teria de ser Lionel Messi, de 35 anos, como o grande craque. Além de campeão, Messi encerrou a competição como vice-artilheiro (com sete gols) e jogador com mais partidas na história dos Mundiais (26, à frente do alemão Lothar Matthäus).
Apesar de favorita, a Argentina estreou na Copa do Mundo do Catar derrotada pela Arábia Saudita, por 2 a 1, de virada. O tropeço deu fim a uma sequência de 36 jogos de invencibilidade. A recuperação teve início com a vitória por 2 a 0 sobre o México. O triunfo para cima da Polônia, pelo mesmo placar, deu aos hermanos a liderança do Grupo C. Nas oitavas e nas quartas de final, classificações sofridas ante Austrália (2 a 1) e Holanda (nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal). Na semifinal, a grande atuação da equipe, no 3 a 0 aplicado na Croácia.
Os franceses, então atuais campeões, sentiram o gosto amargo do vice pela segunda vez – a primeira foi em 2006.
ARGENTINA ARE WORLD CHAMPIONS!! ??#FIFAWorldCup | #Qatar2022
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 18, 2022