Ícone do site Rápido no Ar

Aplicativo “Geocoleta” proporciona efetiva fiscalização do manejo de resíduos de construção civil em Santa Bárbara

Santa Bárbara d’Oeste dispõe de um moderno sistema para a coleta e o descarte dos resíduos de construção civil. Foi implantado no Município o aplicativo Geocoleta, sistema que cadastra as empresas do segmento de transporte deste tipo de resíduo, proporcionando ao Poder Público a fiscalização de todo o serviço prestado, coibindo os descartes irregulares em área pública e gerenciando toda a logística do resíduo.

Além de cadastrar as empresas, toda vez que uma caçamba é contratada/solicitada, o aplicativo recebe informações dos dados do gerador de resíduos, como nome, endereço, tipo de resíduo gerado, entre outros detalhes, o número da caçamba fornecida/locada, dados do transportador (veículo, condutor) e, por fim, o local de descarte dos resíduos, sendo que este deverá estar obrigatoriamente legalizado/licenciado.

Todas as informações são fornecidas através de uma plataforma online e georeferenciada (endereço). Caso alguma irregularidade seja constatada, o responsável pelo transporte é imediatamente comunicado, assim como o gerador do resíduo (caso necessário). Todo o sistema tem como referência legal a Lei Municipal 3858/2016 e o Decreto 6831/2018, legislações vigentes sobre o assunto.

“A utilização desta nova ferramenta permite ao Poder Público um maior gerenciamento dos resíduos provenientes da construção civil, realizando um monitoramento do material desde a geração do mesmo até sua destinação final, inviabilizando que o mesmo seja descartado incorretamente tanto em locais públicos quanto em locais não licenciados para o recebimento. Todas as ações tornam-se de grande utilidade, já que os resíduos podem ser utilizados para diversos segmentos sem fins estruturais, em conformidade com as diretrizes técnicas, como recuperação de áreas degradadas, manutenção de ruas não pavimentadas entre outras alternativas”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cléber Canteiro.

teste
Sair da versão mobile