Com 104 anos, Andrelina Maria dos Santos, moradora de Suzano, atualizou seu documento de identidade no Poupatempo após orientação do INSS. O atendimento foi realizado com prioridade especial e faz parte dos 272 atendimentos já feitos em São Paulo para pessoas com 100 anos ou mais desde o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Nascida na Bahia, dona Andrelina ainda possuía um antigo RG emitido em seu estado natal. Com a necessidade de manter os benefícios previdenciários em dia, a família procurou o Poupatempo de Suzano para substituição do documento pelo novo modelo nacional, que unifica dados e é exigido gradualmente em serviços públicos como os do INSS.
O atendimento contou com suporte do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). Como prevê a legislação, pessoas com mais de 80 anos têm prioridade especial no atendimento, e dona Andrelina foi recebida imediatamente pela equipe.
Durante o processo, um dos desafios foi a coleta das impressões digitais, que exigem atenção especial em pessoas com idade avançada, devido ao desgaste natural da pele. Apesar disso, o procedimento foi realizado com tranquilidade e empatia por parte dos profissionais.
“Fui muito bem recebida. O pessoal me tratou com carinho e teve paciência comigo. Saí de lá feliz”, disse dona Andrelina, emocionada, ao tirar fotos com os servidores da unidade.
Atendimento pode ser agendado ou até realizado em casa
O Poupatempo lembra que idosos e pessoas com dificuldades de locomoção podem solicitar o serviço de atendimento domiciliar, feito em parceria com o IIRGD. Os agendamentos para qualquer atendimento presencial devem ser feitos gratuitamente pelos canais oficiais:
-
Portal: www.poupatempo.sp.gov.br
-
App Poupatempo SP.GOV.BR
-
Totens de autoatendimento
-
WhatsApp oficial: (11) 95220-2974
Sobre a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
A CIN substitui o RG antigo e passa a valer como documento de identidade oficial em todo o país. Com número único baseado no CPF, o novo modelo reúne dados como assinatura, nome social, QR Code e biometria, aumentando a segurança, reduzindo fraudes e facilitando o acesso a serviços.
Em São Paulo, a emissão é feita nos 245 postos do Poupatempo, sob responsabilidade do IIRGD.

