Ícone do site Rápido no Ar

Anvisa aprova por maioria o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Oxford

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou maioria, neste domingo, 17, para aprovar o uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os imunizantes serão entregues no Brasil, respectivamente, pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

Além da relatora, outros dois diretores votaram para aprovar o uso dos imunizantes. Para a decisão ser confirmada, porém, ainda faltam dois votos, o que deve ocorrer nas próximas horas. Ainda é possível que um diretor peça vista do processo, mas, segundo apurou o Estadão/Broadcast, todos votarão pela aprovação ainda neste domingo, 17. Basta maioria simples (três votos) para que a utilização dos imunizantes seja chancelada.

PUBLICIDADE

Pela decisão que se aproxima, o Butantan terá de assinar um termo de compromisso para apresentar dados de imunogenicidade da vacina até 28 de fevereiro. Estas informações devem mostrar por quanto tempo a vacina é segura e eficaz. A assinatura do termo terá de ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), o que pode impedir planos do governador João Doria (PSDB) de já usar a vacina em São Paulo em cerimônia neste domingo, 17.

Com relação à vacina de Oxford, o voto da diretora vale apenas para o uso das 2 milhões de doses que o governo ainda tenta importar da Índia. A decisão valeria após a publicação de extrato ou “ciência oficial” via ofício.

CORONAVAC

Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, será a primeira brasileira a receber neste domingo (17), uma dose da vacina Coronavac, tão logo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorize o uso emergencial da vacina contra covid-19.

Sair da versão mobile