Ícone do site Rápido no Ar

Anemia falciforme: coleta de exames nas UBS começa amanhã em Limeira

Foto: Karolina Grabowska / Pexels

A Anemia Falciforme é o tema de uma campanha preventiva que a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove na segunda quinzena deste mês de novembro. A partir desta terça-feira (16), toda pessoa de ascendência negra, com ou sem histórico de anemia na família, deverá dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar um exame de sangue, capaz de identificar o chamado “traço falciforme”.

De ordem genética, a doença tem predominância entre afrodescendentes, mas também pode manifestar-se em indivíduos brancos. Nas UBSs, o exame será coletado de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. Por se tratar de uma campanha, não é necessário o agendamento de consulta. Basta procurar a equipe de enfermagem e apresentar o Cartão SUS e um documento com foto.

PUBLICIDADE

ANEMIA FALCIFORME
A doença é caracterizada por uma deformação nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice – daí o nome falciforme. Essas células são menos elásticas e têm dificuldade de passar pelas veias, ocasionando entupimentos (trombos).

Além disso, causa sintomas como, fadiga intensa, palidez e icterícia, atraso no crescimento, feridas nas pernas, risco aumentado de infecções, dores ósseas e articulares, entre outros. A doença não tem cura e pode levar à morte.

A enfermidade é transmitida aos descendentes nos casos em que, tanto o pai, quanto a mãe, têm o gene alterado. Alguns indivíduos, porém, apresentam “traço falciforme” quando herdam de um dos pais o gene para hemoglobina A (normal), e do outro, o gene para hemoglobina S (característica da anemia falciforme), ou seja, são portadores de hemoglobina AS.

As pessoas com traço falciforme são saudáveis e não desenvolvem a doença. No entanto, podem transmitir o gene com a mutação às gerações seguintes. Daí a importância do exame de rastreamento para futuras ações de aconselhamento genético.

No nascimento, a presença da “hemoglobina S” é detectada pelo teste do pezinho, que deve ser coletado logo na primeira semana de vida do bebê. Quando diagnosticada, a criança deverá ser acompanhada por médico especialista.

A campanha no município integra o “Mês do programa de acompanhamento e aconselhamento genético, preventivo e assistência médica integral às pessoas portadoras do traço falciforme e com anemia falciforme”, instituída pela Lei Nº 5417/2014.

Sair da versão mobile