Ícone do site Rápido no Ar

Americana inicia campanha contra a gripe nesta segunda-feira

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana

A Secretaria de Saúde de Americana (SP) inicia nesta segunda-feira (10), a campanha de vacinação contra a gripe, que deve seguir até o dia 31 de maio. Por enquanto, a vacina estará disponível aos idosos com 60 anos ou mais e às crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias) .

A vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h. A vacina contra a gripe não exige nenhum intervalo em relação aos outros imunizantes do calendário anual, inclusive contra a Covid-19. Portanto, ela pode ser aplicada de forma concomitante às demais vacinas.

Os idosos devem comparecer à unidade básica de saúde munidos de documento com foto; já em relação às crianças, além do documento, os pais (ou responsável legal) devem apresentar, obrigatoriamente, a carteira de vacinação de rotina da criança.

Os demais grupos populacionais, que serão gradativamente inseridos no cronograma da campanha, também deverão apresentar documento com foto, além de comprovação de vínculo trabalhista, no caso dos trabalhadores de saúde, caminhoneiros, professores e trabalhadores do transporte coletivo.

Neste ano, a Secretaria Estadual da Saúde decidiu não escalonar as aplicações, ou seja, estipular os grupos prioritários para receber a dose. Nesse caso, coube aos municípios definir a sua logística e estratégia para a campanha, considerando as suas especificidades técnicas e operacionais.

Em Americana, a Vigilância Epidemiológica decidiu pelo escalonamento, para organizar as aplicações e evitar aglomerações.

– Cronograma

A partir do dia 17 de abril serão contemplados os portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas, portadores de comorbidades e os trabalhadores de saúde.

No dia 24, a Vigilância passa a disponibilizar a vacina aos professores do ensino regular (público e privado), integrantes das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema prisional, indígenas não aldeados e indivíduos privados de liberdade.

– Metas

A estratégia de vacinação contra a gripe foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo para a vacinação.

A meta da campanha é vacinar 90% dos indivíduos de cada grupo elegível para a vacina. No estado de São Paulo, a estimativa é de que 18,5 milhões de pessoas sejam vacinadas durante a campanha.

Já em Americana, a Vigilância Epidemiológica trabalha com a perspectiva de vacinar em torno de 87 mil pessoas, considerando todos os grupos elegíveis para toda a campanha.

teste
Sair da versão mobile