Ícone do site Rápido no Ar

37 mil presos serão beneficiados com a saída temporária na próxima semana em SP

Divulgação / Defensoria Pública

Na próxima semana a justiça irá liberar a saída temporária para 37.071 presos do regime semiaberto do estado de São Paulo. Os detentos que forem autorizados pela justiça poderão ficar fora dos presídios dos dias 14 e 20 de setembro.

As saidinhas temporárias, como é conhecida, foram interrompidas ano passado por conta da pandemia do coronavírus, mas retornou no final do ano. Neste ano aconteceram algumas alterações com relação as datas das saídas. Os benefícios foram agendados para março, junho e setembro.

Os detentos deverão deixar a prisão na próxima terça-feira (14) a partir das 6h e retornar na segunda-feira (20) até às 18h. O preso que não obedecer a data de retorno ao sistema prisional, será considerado evadido do sistema e perderá o benefício do regime semiaberto.

A legislação brasileira prevê cinco datas para as saídas temporárias durante o ano (Natal/Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Finados), para os presos que possuem bom comportamento no sistema prisional e que já cumpriram um sexto da pena (réus primários) e um quarto da pena para reincidentes.

Entre os beneficiados há condenados por estupros, homicídio, roubos, sequestros e tráfico de drogas. O Ministério Público Estadual (MPE-SP) deu sinal verde para a saída de pelo menos 43 condenados por violência sexual, segundo o Uol.

teste
Sair da versão mobile