Ícone do site Rápido no Ar

25 de julho: Dia do Motorista busca redução de acidentes

Os movimentos para reduzir acidentes de trânsito e diminuir os índices de óbitos e prejuízos são impulsionados em datas como 25 de julho, dia do motorista.

Este é o momento para lançar campanhas públicas e privadas, unindo forças em torno da causa máxima: reduzir acidentes. Um dos maiores desafios deste movimento é promover a conscientização dos motoristas que envolve tanto a mudança de comportamento, quanto a assimilação de técnicas de direção defensiva.

Com toda certeza os cursos online aparecem como solução para manter os motoristas em constante reciclagem. Com essa visão, grandes marcas como Instituto Renault, Observatório Nacional de Segurança Viária, TSO Brasil e Michelin, uniram-se para produzir o curso Drive for Life.

“O Dia do Motorista é um marco para expandir o projeto, após validar todos os processos da plataforma de ensino a distância para atender grandes empresas e prefeituras que precisam manter os seus motoristas “afiados” com as práticas de direção defensiva”, explica Cacá Clauset, idealizador do projeto e CEO da TSO Brasil, uma das maiores empresas do setor automotivo que promove lançamentos e treinamentos de direção segura.

Após mais de um ano envolvendo produções e ajustes tecnológicos, o modelo da startup Drive for Life é aprovado pelos gestores de frota de grandes empresas que adotaram a solução.

Até o momento, as multinacionais do setor agro foram as que mais aderiram ao projeto, demonstrando o maior interesse pela solução.

“Um dos motivos é que a rotatividade dos motoristas é grande no segmento agro. Ficou comprovado que o nosso curso barateia o processo para manter todos os motoristas atualizados, mesma página, elevando o nível de consciência para boas práticas”, revela Detlef Altwig, especialista em segurança de trânsito.

Empresas adotam cursos online na política de segurança de trânsito

Um dos resultados práticos da necessidade de redução de acidentes é a adoção do curso Drive for Life como ferramenta oficial que passa a ser incorporada na política de segurança de grandes empresas.

Os gestores de frota, até então, não tinham um curso de educação a distância no nível das exigências para ser incorporado na política de segurança das empresas.

O resultado, após mais de dois anos de estudos e elaboração do conteúdo do curso Drive for Life confirma o resultado da pesquisa realizada em 2016. Constatou-se na época que os cursos de direção defensiva presenciais são praticamente inviáveis.

É possível sim, treinamentos de sensibilização, no entanto, Drive for Life permite o monitoramento dos alunos em todo o processo de formação. Não existia no mercado um curso com a qualidade para atender o nicho das empresas.

O projeto contou com a homologação do Observatório Nacional de Segurança Viária e apoio do Instituto Renault e Michelin.

“Com todas as validações de mercado, dia 25 de julho de 2019 iniciamos a fase de expansão, incluindo um calendário que prevê produções mais especializadas em temas específicos, até mesmo sob demanda”, confirma Clauset.

Com relação ao dia 25 de julho, esta é uma data que os gestores de frota homenagem reforçam o seu compromisso de valorização com os profissionais que trabalham com o pé na estrada, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país.

Este é o momento para lançar campanhas e reforçar programas de conscientização para que a população e condutores saibam da responsabilidade do ato de dirigir.

teste
Sair da versão mobile