A Divisão de Vigilância de Zoonoses orienta a população quanto aos cuidados para prevenir a propagação do Aedes aegypti, durante as visitas aos cemitérios municipais no feriado de Finados (2), em Limeira (SP). A chefe da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, destaca que as embalagens dos vasos de planta podem acumular água da chuva, transformando-se em criadouros do mosquito. “É fundamental que os visitantes retirarem o plástico que recobre os vasinhos de flores antes de colocá-los nos jazigos”, afirmou.
Para reforçar a necessidade de prevenção, os cemitérios dispõem de faixas para alertar os visitantes sobre o risco do mosquito, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das embalagens, Pedrina ressalta que todos os produtos consumidos no interior desses locais, como garrafas e copos plásticos, sejam descartados corretamente nas lixeiras.
“Durante a visita aos cemitérios, os munícipes também devem verificar se o jazigo contém recipientes que possam acumular água. Vasos ou floreiras precisam conter furos para permitir o escoamento da água”, afirmou.
COVID-19
Em razão da pandemia de coronavírus, o uso de máscara nos cemitérios é obrigatório. Como medida preventiva, álcool em gel será disponibilizado aos visitantes, na entrada dos cemitérios.
SERVIÇO
– Cemitério Parque – Rua Evaristo Olivatto Filho, 377 – Jd. Caieiras. Aberto das 7h30 às 17h30. Não haverá missas. O ossuário não estará aberto para visitação.
– Cemitério Saudade I: Praça Soldado Constitucionalista de 1932, s/nº – Centro. Aberto das 7h às 18h, sendo que a administração funcionará das 8h às 17h30. Não há missas programadas.
– Cemitério Saudade II: Rua Dr. Alberto Ferreira, s/nº – Centro. Aberto das 7h às 18h, sendo que a administração funcionará das 8h às 17h30;
– Cemitério dos Pires: Via Martim Lutero, km 2. Aberto das 7h às 18h.