Em mais um passo em contribuição para um transporte cada vez mais sustentável, a Volvo acaba de anunciar que seu caminhão VNR Electric, projetado para aplicações de distribuição regional, já está disponível para comercialização na América do Norte.
Equipado com motores com potência equivalente a 455 hp, alimentados por baterias de íon-lítio de 264 kWh, o veículo pode ser recarregado em até 80% em apenas 70 minutos, o suficiente para uma autonomia de até 240 km, dependendo da configuração do caminhão. Parte da energia dissipada nas frenagens é regenerada para ajudar na recarga das baterias. Outro benefício é a operação silenciosa, que traz mais conforto para os motoristas e contribui para reduzir o impacto sonoro da operação de transporte.
Solução completa
“O lançamento do VNR Electric é nossa resposta a uma necessidade concreta de nossos clientes em toda América do Norte, que está para além de fornecer um caminhão para teste-piloto, mas sim uma solução que contemple todo o ciclo de vida do veículo”, afirma Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “ Nosso modelo de negócio avalia tudo o que veículo de carga elétrico precisa para uma operação viável. Nós trabalhamos de forma conjunta com nossos clientes num planejamento que, além do veículo, envolve um amplo sistema de suporte”, acrescenta.
O novo VNR Electric terá um papel fundamental para ajudar os frotistas a reduzirem significativamente suas emissões para atingir objetivos ambiciosos de sustentabilidade. “Em todo o planeta a Volvo está liderando a corrida da eletrificação. Ao introduzir uma linha robusta de caminhões 100% elétricos na Europa e na América do Norte estamos cumprindo nosso compromisso de ditar o rumo de nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável”, diz Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.
Colaboração e parceria
A Volvo está viabilizando a introdução do VNR Electric no mercado norte-americano através de parcerias estratégicas e participação em projetos inovadores de validação. “Para nós esta é uma oportunidade de criar algo complemente novo e transformador. É impressionante ver o que está sendo feito junto a nossos parceiros nesta jornada na América do Norte. Estamos muito orgulhosos dessa colaboração”, assegura Roger Alm.
Unidades do Volvo VNR Electric já vinham em operação bem-sucedida no estado da Califórnia, dentro do projeto Volvo LIGHTS, iniciativa que uniu agentes públicos e privados para desenvolver uma estrutura de suporte em larga escala para a operação de caminhões elétricos. Em conjunto com operadores logísticos, o foco do projeto foi criar um modelo de negócios robusto, que contemplasse viabilidade comercial, manutenção dos veículos, infraestrutura de recarga e treinamento para técnicos e equipe operacional.
“Ao colaborar com outras 14 organizações no projeto Volvo LIGHTS nós ganhamos uma experiência fundamental para demonstrar a viabilidade do novo VNR Electric e de todo seu ecossistema de suporte operacional”, assegura Peter Voorhoeve. “Nós conhecemos profundamente todos os passos necessários para introduzir e operar caminhões elétricos. Por isso estamos muito confiantes em oferecer o Volvo VNR Electric para nossos clientes em toda a América do Norte”, finaliza o executivo.